Quem é vo?

Perguntado por: dbelchior . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

substantivo feminino [Informal] Forma reduzida e afetuosa de chamar a mãe de qualquer um dos próprios pais; avó.

Avó, com acento agudo, se refere à mãe do pai ou da mãe. Avô, com acento circunflexo, se refere ao pai do pai ou da mãe. Essas duas palavras indicam também um ancião, um velho, um idoso.

Este sinal chama-se Acento Circunflexo. Indica sempre que a vogal tem o som fechado. Ex:robô- vovô. O acento do Vovô e da Vovó (TÁRCIO COSTA) O vovô e a vovó, Não gostam de confusão.

Os avós têm papel importante no crescimento e na formação das crianças. Com a experiência que eles acumulam, oferecem uma visão mais ponderada sobre a vida e são capazes de transmitir segurança. A relação próxima com os netos contribui para dar mais estabilidade emocional para os pequenos.

vovó - nome feminino

singularvovó
pluralvovós

SubstantivoEditar

SingularPlural
Femininovovôvovôs

O clássico “Vai comer sim!” quando você se nega a comer alguma coisa do prato. Ainda na refeição: “Quem come quieto almoça e janta!” “Desvira esse chinelo, menino. Quer que sua mãe morra?”

EXPRESSÕES Avô materno: o pai da mãe. Avô paterno: o pai do pai.

O "avos" aparece quando o denominador de uma fração é maior do que dez - como 1/12 (que se lê "um doze avos"). O termo tem origem em octavus (em latim, "oitavo"), que passou a ser escrito oit'avos (aí sim para representar uma fração). Desde então, a terminação "avo" passou a ter o uso atual.

van |vã| [Brasil] Veículo privado de transporte colectivo de passageiros ou mercadorias. Plural: vans. Plural: vans.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

São acentuadas graficamente as palavras oxítonas terminadas nas vogais tônicas -a, -e, -o, nos ditongos nasais -em ou -ens e nos ditongos abertos -ói, -éu, -éi. Terminadas nas vogais tônicas -a, -e, -o: está, cipó, pontapé, você, maçã.

Tudo que a vó faz pelos seus netos, tem um pedacinho de amor. Amor de avó é amor em dobro. Amor de vó é um abraço apertado em dia frio, com cheirinho de canela. Amor de vó não dá para explicar, apenas sentir.

Amor de vó é um abraço apertado em dia frio, com cheirinho de canela. Em cada comida de tem um pedacinho de amor. é fonte de sabedoria que não envelhece e amor que não se esgota. Mesmo depois de partir, o amor de vó continua nos corações de seus netos consolando a saudade.

Continuar lendo