Quem é Vira Mundo?

Perguntado por: iaparicio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Viramundo é um trio de Fortaleza/CE composto pela bailarina, cantora e batuqueira Vic Andrade, pelo compositor e violonista Bruno Esteves e pelo Mestre de Percussão Marcello Santos.

Seu nome: EXU GIRAMUNDO, vem do fato dele poder estar em diversas esferas, atuar em diversos setores e se deslocar no tempo e no espaço com muita habilidade. Por isso, ele gira o mundo e sempre sabe como resolver uma situação ou como encontrar uma solução para o problema em questão.

Indivíduo sem endereço fixo, pessoa que vive perambulando sem rumo certo. Figurativamente diz-se daquele que não se firma na vida ou é afeito a passeios e viagens frequentes. O rapaz era um gira-mundo que rodava de cidade em cidade sem parada certa.

Os caboclos costumam andar e girar com a disposição de pés acima descrita e apresentam amplo repertório de movimentação com os braços. Às vezes mantêm os braços cruzados nas costas, outras os levantam pelos cotovelos, pelos ombros, também podem cruzar os braços acima da cabeça ou girá-los no ar.

Caboclo é a designação dada no Brasil para o indivíduo que foi gerado a partir da miscigenação de um índio com um branco. Este nome também é usado para adjetivar a figura do homem do sertão brasileiro, que possui modo rústico, desconfiado ou traiçoeiro.

Divindade africana que aportou no Brasil junto aos negros, Exu é conhecido como o orixá da comunicação, guardião das ruas e do comportamento humano. O curta metragem de não-ficão Exu Rei dialoga com a influência desse arquétipo pela cultura negra a e sua assimilação pela arte brasileira.

Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. O jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também conhecidas como cauris, em uma peneira.

Manifesta-se como um sopro que conduz a fala e o gesto. É animado por um dinamismo que o movimenta e o faz circular. Quando representado por Exu, é o akotô, o caracol espiralar, símbolo autoexpansivo de crescimento.

Exu é representado pela liberdade, força e, principalmente, pelo trabalho. Pomba-Gira é representada através de atributos considerados típicos do sexo feminino, como beleza e sensualidade, e também pelo trabalho.

Utilizada em trabalhos de magia, rituais e simpatias para encontrar soluções de situações difíceis.

A estrela simbolizava parte da história da jovem, que a levaria como recordação, pois estava começando uma nova história, agora como mãe. Acredita-se que os giramundos tenham chegado ao Brasil com moças portuguesas que vieram com a Família Real, na primeira metade do século 19.

São palavras ou frases não-convencionais segundo a norma culta, as quais são utilizadas em algumas regiões e culturas, por determinados grupos e/ou classes sociais. Por exemplo, no grupo da escola, do trabalho, dentre outros.

O egocentrismo é quando a pessoa foca demasiadamente em si mesma e acaba sendo insensível às opiniões e sentimentos alheios.

Dentre os registros linguísticos mais notórios dos caboclos está o “sotaque”, categoria nativa que nomeia uma situação de desafio em forma de bravata que estabelece um diálogo, uma alternância entre (en)cantadores.

Os Caboclos na Umbanda são Guias, Chefes de Terreiros que trabalham em prol da evolução espiritual de todos, através da prática da caridade.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

2) Oração ao Caboclo Folha Verde
"Senhor das matas, guerreiro, vencedor de demandas e feitiçarias, eu (diga seu nome completo) venho a vós, rogando vossa força e proteção em meu dia a dia para que nenhum mal me atinja e que eu tenha sempre meus caminhos abertos e protegidos por sua luz.

Entidades brasileiras, caboclos compartilham uma origem com o povo de santo; os orixás vêm da África. Mas enquanto estes já existem nas pessoas (como componentes dela), os caboclos chegam de fora. Em muitas das cantigas, dizem-se livres das amarras do lugar - vêm de longe - e da família - não têm nem pai, nem mãe.

Na verdade Exu é o orixá que transforma o dinheiro em riqueza. Senhor absoluto do comércio e o mercado lhe pertence . Exu gosta da ação troca, mas odeia a avareza . O chorão da miséria, para Exu continuará na falta.

O Exu é um Orixá trabalhor, defensor e conhecido como o mensageiro e o Guardião dos terreiros, das aldeias, das cidades, das casas, do axé e do comportamento humano. Além disso, ele representa a comunicação, a paciência, a ordem e a disciplina. Conheça melhor a história deste Orixá!

Exu

Exu, além destas características citadas acima é o orixá da sensualidade, da sedução e da sexualidade.