Quem é verdade que liberta?

Perguntado por: dprates5 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

Deixemo-nos ser libertos e salvos por Jesus, libertos no verdadeiro e bom sentido da libertação, não mais na escravidão de nada nem de ninguém, nem de coisa nem de situação nenhuma.

Jesus tem o poder de nos libertar dos nossos pecados (Lc 5,17-26)

"Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8:31-32)

o que liberta o homem è o conhecimento de si mesmo! Joseah.

Falar de um libertar-se da moral em Paulo implica compreender que isso só será possível na experiência do amor. O que importa não é viver a lei, as estruturas ou as normas, mais sim testemunhar ações que nascem de um coração amoroso, coerente e justo.

Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).

Acto de libertar ou de libertar-se.

Moisés Liberta os Israelitas da Escravidão.

A liberdade cristã consiste em ser livre para servir. Nesse conceito de liberdade se insere a humildade religiosa gerada pelo sentimento de dependência, de ser criatura diante do criador, e que é necessária para que se estabeleça a condição de ser livre para servir ao Deus vivo e soberano, e ao próximo.

Ser livre significa pertencer completamente a Deus, fazer a sua vontade, porque Ele deseja a nossa salvação. Ser livre fazendo o bem é agradar a Deus. Ao contrário, ser escravo do pecado significa ir pela própria estrada, ser senhores de nós mesmos.

“É a grandiosa verdade de que, em tudo o que Jesus veio dizer e fazer, inclusive e especialmente em Seu sofrimento e Sacrifício Expiatório, mostrou-nos quem é e como é Deus, o nosso Pai Eterno, e como Ele é completamente dedicado a Seus filhos de todas as eras e nações.

Uma das grandes perguntas existenciais que muitas pessoas se fazem é “O que eu estou fazendo neste mundo?” Esse é um questionamento que também traz, por vezes, medos, inseguranças e dúvidas. No entanto, é descobrir a resposta para a pergunta que dá sentido à vida.

Deus revela-Se “em seu próprio tempo e a seu próprio modo e de acordo com sua própria vontade” (ver D&C 88:63–68). A revelação provavelmente nos virá linha sobre linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui e um pouco ali. Devemos ser pacientes e confiar no Senhor.

9 Mas, como está escrito: As acoisas que o bolho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. 10 Porém Deus no-las arevelou pelo seu Espírito; porque o Espírito besquadrinha todas as coisas, mesmo as profundezas de Deus.

Isso é, o conhecimento adquirido lhe possibilitou uma nova interpretação da realidade. Dessa forma, se o conhecimento amplia nossa capacidade de interpretação do real, expande com isso nossas possibilidades de escolher e direcionar nossas ações e decisões.

O conhecimento liberta o sujeito porque lhe dá independência e autonomia. Desde que se saiba, que se conheça, pode-se agir sem estar dependendo da alienação de nossas necessidades a outros. Isso não quer, de forma alguma, negar a necessidade de interrelação social.