Quem é torpe?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

adjetivo Que insulta os bons costumes; depravado: motivo torpe. Que causa nojo; que é nojento; asqueroso: ação torpe. Que contém mácula, mancha ou sujeira; enodoado. Etimologia (origem da palavra torpe).

Sórdido; infame; ignóbil.

Motivo torpe: é o motivo repugnante, abjeto, vil, que demonstra sinal de depravação do espírito do agente. O fundamento da maior punição ao criminoso repousa na moral média, no sentimento ético social comum. Ex.: cometer um crime impulsionado pela ganância ou pela ambição desmedida."

Significado de Vil
adjetivo De valor pequeno ou sem valor algum; ordinário: qualificação vil. Que incita o desdém; que é desprezível; abjeto, escroto: bandido vil. Comprado sem gastar muito dinheiro: parecia valioso, mas era um colar vil. Que não possui importância; insignificante: morava num vil apartamento.

Significado de 121: No codigo penal, 121 significa matar alguém.

29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.

Bem, MOTIVO TORPE, é o motivo aviltante, imoral, repugnante, que causa comoção social, repulsa na sociedade. Exemplo: Matar a esposa por não querer reatar o relacionamento ou matar o próprio filho para se vingar da esposa. O motivo torpe é incompatível com as circunstâncias que privilegiam o homicídio.

Fútil é algo desprovido de interesse, que não possui nenhum valor, ou nenhuma importância; leviano. Fútil pode ser utilizado também para caracterizar pessoas, geralmente em um sentido pejorativo, ou negativo.

O que é Edificar:
Edificar significa erguer; levantar; ou construir algo. É um termo do latim "aedificare". É um verbo transitivo direto e dependendo do contexto pode ter diferentes acepções: Edificar um prédio, está no contexto de construir, erguer ou levantar um edifício.

29 Evitem o linguajar sujo e insultante. Que todas as suas palavras sejam boas e úteis, a fim de dar ânimo àqueles que as ouvirem.

Trata-se da vontade exagerada de possuir qualquer coisa. A busca de bens e poder, às vezes, obscurece a mente, transformando nossos sentimentos, emoções e comportamentos.

O homem natural não pode domar a língua, mas o Espírito Santo pode. E ele faz isso no novo homem, que é ativo no cristão. Paulo está apelando para aquele novo homem quando ele conclama os efésios a “não deixar nenhuma conversa prejudicial sair de suas bocas”.

O caráter é também a força que leva um indivíduo a fazer escolhas sensatas e com retidão de ações, sendo associado às pessoas que não escolhem o caminho mais fácil, porém desonesto, para ter vantagens individuais. Caminha lado a lado com valores importantes, como a empatia e o altruísmo.