Quem é tímido pode fazer psicologia?

Perguntado por: alacerda3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Por isso, Matheus, a timidez, se bem administrada, não irá te atrapalhar a estudar Psicologia. O psicólogo Guilherme Raggi, formado pela Universidade de São Paulo (USP), explica para a gente que o curso tem atividades como trabalhos em grupo e atendimentos clínicos que podem te deixar desconfortável à primeira vista.

Como vencer a timidez?

  1. Aceitar-se do jeito que você é Quando a pessoa se aceita como tímida, o sentimento deixa de ser um tabu. ...
  2. Forçar-se. ...
  3. Transformar a timidez em um sentimento a seu favor. ...
  4. Sair da zona de conforto. ...
  5. Aprender uma segunda língua. ...
  6. Divertir-se consigo mesmo. ...
  7. Respeitar-se.

Existem muitos tratamentos para superar a timidez e o medo de falar em público. A terapia cognitivo-comportamental, por exemplo, é geralmente muito indicada para curar o problema.

De acordo com o Psicólogo Natal Marsari, existem três tipos básicos de timidez: a timidez situacional, a timidez crônica e a timidez proposital.

As pessoas tímidas têm dificuldades em ter relações face a face e, portanto, buscam meios alternativos para sanar essa lacuna afetiva. Uma tendência atual é o(a) tímido(a) se comunicar com os outros e expressar seus sentimentos e pensamentos com a ajuda da Internet.

Apesar de focar na saúde do ser humano, a Psicologia é um curso que faz parte da área de Humanas. Portanto, a primeira dica para saber se você tem afinidade com essa profissão é ser sensível aos problemas enfrentados pelas pessoas, principalmente os emocionais.

É comum que muitos alunos se perguntem se estudar Psicologia é difícil e se é uma boa escolha. Saiba que esse curso não é complicado! Mas ele exige estudos constantes e bastante dedicação. O campo que cuida da saúde mental é extenso e conta com estudos da ciência.

Ao estudar Psicologia, você ajudará os seus pacientes a lidar melhor com os sentimentos e evitar o agravamento de doenças da mente, como a depressão, a ansiedade, o transtorno bipolar, entre outros.

A timidez não é um problema, embora muitas pessoas acreditem que sim. Pessoas tímidas desfrutam de vários benefícios por serem quem são, mas pode ser difícil ter essa percepção uma vez que normalmente é incentivado a combater a timidez.

Olá, a timidez é uma característica de personalidade e é normal sim.

"Os tímidos ficam incomodados e angustiados em interações sociais, especialmente se estiverem com pessoas que não conhecem bem", afirma. "A timidez está ligada ao medo, enquanto que a introversão é apenas uma preferência por ficar só, não implica nervosismo ou ansiedade", diz ela.

É muito importante trabalhar a auto estima para vencer a timidez. Tenha em mente que cada pessoa é única e que alguém não é melhor simplesmente por ser popular ou conversar com facilidade. Acredite nas suas habilidades e valorize suas qualidades. Pense nas coisas que você faz muito bem e orgulhe-se disso!

A timidez é tão forte que as impede de interagir, participar em situações sociais e interagir com os outros. Em vez de irem ficando mais à vontade progressivamente, vão ficando cada vez com mais medo, impedindo-as de fazer novos amigos ou experimentar coisas novas.

Raízes também são genéticas e neurológicas
Embora seja muitas vezes encarada apenas como um traço de personalidade ou como resultado de ambiente hostil, a timidez também tem raízes genéticas e neurológicas. É o que a ciência tenta comprovar.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.