Quem é th da maré?

Perguntado por: tbarros . Última atualização: 30 de abril de 2023
3.9 / 5 10 votos

Thiago da Silva Folly, o TH é ligado à facção Terceiro Comando Puro, e chefia o tráfico de drogas em diversas localidades do Complexo da Maré. A Maré é um complexo de 16 favelas.

O local, formado por 16 favelas, tem o poder dividido pelo Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro (TCP), as principais facções do estado, o que gera uma série de violentos confrontos armados entre os grupos.

Jorge Ribeiro

Jorge Ribeiro, o Zidane ou Bodinho, é integrante do tráfico de drogas que controla a Favela Nova Holanda, localizada no bairro de Bonsucesso, Zona Norte do Rio de Janeiro. Ele seria gerente de ponto de drogas da comunidade, que é controlado pela facção criminosa Comando Vermelho.

3 favelas mais populosas - Parque União (20.567 - 14,8%), Vila dos Pinheiros (15.600 - 11,2%) e Nova Holanda (13.799 - 9,9%).

A população distribui-se por 16 comunidades: Marcílio Dias, Piscinão de Ramos, Roquete Pinto, Parque União, Rubens Vaz, Nova Holanda, Parque Maré, Nova Maré, Baixa do Sapateiro, Morro do Timbau, Bento Ribeiro Dantas, Conjunto Pinheiros, Vila dos Pinheiros, Salsa e Merengue, Vila do João e Conjunto Esperança.

À frente do TCP, tanto em área territorial quanto em população, estão o Comando Vermelho — a maior facção do tráfico — e as milícias. O TCP atualmente é chefiado por Menor P, Peixe, Peixão, Coronel, Bill e TH.

Diferentemente de outras facções, o CV tem a característica de ser menos hierárquico, composto por "donos do morro" — a expressão é usada para designar os chefes do tráfico de drogas na região. Ou seja, não tem um líder, mas um conjunto de lideranças que comandam territórios e que se aliam entre si.

Terceiro Comando Puro (TCP)

Tudo 3. No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle ... Qual é o significado da facção TCP? Terceiro Comando Puro, conhecido também pela sigla TCP, é uma organização criminosa carioca, ...

Na curta gravação que circula nas redes, com duração de menos de dois minutos, é possível ver ao menos 40 armas, destas, pelo menos 37 são fuzis. Em fila, no meio da multidão, os homens ostentam as armas, apontadas para o alto enquanto caminham e dançam ao som de uma música.

Os traficantes do Terceiro gostam de usar Adidas, por conta das três listras (“Tudo 3”).

Já para Valtemir Messias, conhecido como Índio, “a Vila do João é uma comunidade que cresceu muito. É um local que abriu as portas para o empreendedorismo.

Wilton Carlos Rabelho Quintanilha, faz parte da facção Comando Vermelho e uma das principais lideranças do CV nas ruas. A polícia já sabe que o traficante, foi se esconder Complexo da Penha, na Penha, Zona Norte do Rio, junto com Edgar Alves de Andrade, o Doca, chefe do Complexo da Penha, após sair da cadeia.

Os principais fundadores foram Willians da Silva Lima, o "Professor", Paulo César Chaves e Eucanã de Azevedo. A cocaína foi a responsável pela grande ampliação do poder do CV, na virada dos anos 70 para os 80.

Edgar Alves de Andrade, o Doca ou Urso é ligado a facção Comando Vermelho e atualmente, estaria chefiando o tráfico de drogas no Morro do São Simão, em Queimados, na Baixada Fluminense.

As favelas de Complexo do Alemão, ao norte do Rio, são os que mais tiros têm, com pelo menos 1 por dia. A favela de Jacarezinho na zona norte da cidade onde reina a mais importante quadrilha do narcotráfico do Rio e da favela Manginhos estão entre os mais violentos ...

Planejada e construída pelo poder público na década de 1960, sob o governo de Carlos Lacerda, sobre um aterro realizado ao lado do Parque Maré. O grande porte desse aterro influenciou a escolha do nome do empreendimento - Nova Holanda - uma vez que aquela região europeia foi formada, em grande parte, por aterros.

Rosemberg Rodrigues da Silva, os executores são traficantes do morro do Timbáu, ligados à facção criminosa Terceiro Comando, em briga pelo controle dos pontos de venda de drogas na favela Nova Holanda. O comandante informou que todos os mortos tinham envolvimento com o tráfico. As informações são da Agência Brasil.

Consideradas de modo isoladas, as quatro maiores favelas do Rio de janeiro seriam: Rocinha, Jacarezinho, Nova Brasília e Vila do Vintém (tabela 1); considerando os ”complexos”, esse ranking muda e temos como maiores espaços favelados do município: Complexo da Maré, do Alemão, Rocinha e Jacarezinho.

Continuar lendo