Quem é Társis na Bíblia?

Perguntado por: ufelix . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Társis é um personagem do Antigo Testamento, o segundo filho de Javã e neto de Jafé. O nome Társis aparece na bíblia, nos livros que compõem o antigo testamento, pelo menos 24 vezes, das quais, 3 se referem a um homem.

Significado de társis: Társis é uma cidade dos tempos Bíblicos do Antigo Testamento ... hoje ...

E o nome de Tarshish foi apelidado na Península Ibérica pelos hebreus. Ou seja, eles apelidaram a ilha que beneficiava os metais preciosos e trocavam em espécies com eles, os hebreus.

Társis é uma cidade ou local, mencionado no Antigo Testamento, mas cuja localização não foi determinada, indo desde um porto no Oceano Índico até Cartago ou um porto fenício na Espanha.

Ao invés de ir direto para Nínive, como Deus havia ordenado, Jonas desceu para o porto de Jope e comprou uma passagem para viajar para Társis. Ele estava fugindo na direção oposta, tentando se distanciar de Nínive e do próprio Senhor!

Ficava às margens do rio Tigre, na região norte da Mesopotâmia, no atual Iraque. A imagem acima mostra claramente onde estava a cidade.

No entanto, não há dúvida que Társis era o nome de um porto fenício na Espanha, entre as duas fozes do rio Guadalquivir (o nome dado ao rio pelos árabes, e que significa “o grande vale” ou curso de água).

Jonas, filho de Amitai, era de uma cidade chamada Gate-Hefer, em Zebulom, um território de Israel (ver Jonas 1:1; II Reis 14:25).

Jonas prefere ir para Társis (sul da Espanha – 4.000km de distancia) ao invés de ir para Nínive (1.200km). Társis era vista como um paraíso distante.

Jonas foi um profeta. O Senhor disse a ele que avisasse ao povo de Nínive que a cidade seria destruída se eles não se arrependessem. Mas o povo de Nínive era inimigo dos israelitas.

Társis

Infelizmente, Jonas fugiu para Társis. Ele foi para uma cidade oposta à que Deus tinha determinado. A história relatada na Bíblia menciona que ele fugiu numa embarcação.

Era um deus venerado pelos filisteus (ou povo de Canaã) com o nome de Dagon ou Dagantakala. Casado com Shala (um outro nome de Ninlil), este deus fazia com que as plantas crescessem e julgava aqueles que morriam, reinando no mundo subterrâneo. O seu nome pode provir de dag, peixe.

Senaqueribe

Quando Deus mandou o israelita Jonas pregar em Nínive, a cidade ocupava um lugar importante no império assírio. Algumas décadas depois de Jonas, o rei Senaqueribe estabeleceu Nínive como capital do império. Na época de Jonas, Nínive já era uma cidade grande e importante, capital da província com o mesmo nome.

Os ninivitas eram conhecidos pela crueldade com que tratavam os guerreiros capturados, muitos dos quais eram cegados para que não fugissem. Jonas era considerado um profeta insensível, que não tinha interesse que os homens de Nínive, cruéis e inimigos de Israel se convertessem e fossem salvos.