Quem é tapuia na Umbanda?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

A religião dos Tapuias era basicamente animista, eles adoravam as forças da natureza com o trovão, a lua, o sol, além disto, acreditavam que certos animais, como serpentes, aves e alguns mamíferos, como morcegos, praticaram sacrifícios de animais, até humanos.

Os Tupis são apresentados como promissores à civilização, porque estão integrados às atividades coloniais, enquanto os Tapuias são mostrados como relutantes à civilização, ou seja, "um mal necessário" para os holandeses por ser aliados na guerra contra os Ibéricos.

Esses índios praticavam a agricultura, este que foi um dos aspectos culturais importantes para a compreensão de suas relações com os portugueses que apesar do choque cultural e a aversão por certos hábitos tupinambás, os consideravam próximos a um padrão de civilização.

Resposta: O termo "Tapuia" era usado pelos povos indígenas do Brasil para se referir a grupos indígenas que não falavam a mesma língua que eles. Portanto, a descrição do grupo "Tapuia" pode variar bastante, uma vez que se refere a um conjunto heterogêneo de povos indígenas.

Dança de conjunto de origem indígena observável em Goiás e também conhecida como de tapuia, dos tapuios e tapuiada. Americano do Brasil a descreve como o arremedo fiel de caterã indígena, e varia muito conforme os lugares e as tribos de que for tomada de empréstimo.

Os tapuias são índios de pequena estatura que ocupavam a parte Leste do Brasil e a região central da América do Sul.

Só para se ter ideia, as índias não tinham pelos pubianos. De início, imaginava-se que elas teriam nascido sem esses pelos, mas, tempos mais tarde, descobriu-se que na verdade elas os rapavam com artefatos feitos com espinha de peixe.

Entre as tribos indígenas que viviam no Brasil na época do início da colonização portuguesa, no século XVI, os tupinambás ficaram conhecidos amplamente por uma característica peculiar: a antropofagia, isto é, o ato de comer carne humana, também denominado canibalismo.

Antes de ser Brasil, o país era chamado pelos índios de Pindorama, que na língua nativa significava “região ou país das palmeiras”.

Eram os chamados paleoíndios ou paleoamericanos, que tinham uma conformação craniana mais parecida com a dos aborígines australianos e a dos africanos que com a dos índios de traços mongoloides que se conhecem.

Os índios não namoram. Eles simplesmente decidem “se casar”. Costume normal em nossa sociedade atual: muitas pessoas não casam, simplesmente o casal se junta. O casamento entre índios varia muito de tribo para tribo.

Pedro Álvares Cabral

A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das grandes navegações. Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.

Outro termo muito comum para chamar os brancos é caraíba, karaíba ou kajaíba. Na região do Xingu, no Mato Grosso, diversos povos diferentes, como os Mehinako, os Kuikuro, os Kalapalo e os Kawaiwete, usam variações dessa palavra.

No contato com os indígenas, os jesuítas os classificaram em dois grandes grupos: os Tupis, povos de "língua geral", e os Tapuias, povos de "língua travada".

Continuar lendo Quem é a Índia Tapuia?