Quem é soropositivo pode se aposentar?

Perguntado por: amagalhaes4 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

Assim como todos os contribuintes do INSS, o soropositivo tem direito à aposentadoria e outros benefícios.

salário de benefício é calculado com 100% da média aritmética dos seus salários); sob o cálculo aplica-se a alíquota de 91% (por exigência da lei); esse valor é limitado à média dos 12 (doze) últimos salários-de-contribuição; o valor formula corresponde a Renda Mensal Inicial do auxílio-doença.

O doente de Aids tem direito a receber o auxílio-doença, mesmo que esteja desempregado. O seu direito vigora imediatamente após a sua filiação ao INSS, não havendo necessidade de se aguardar nenhum prazo.

Rash da infecção aguda pelo HIV: manchas vermelhas na pele que ocorrem 48 a 72 horas após o início da febre e costumam durar entre 5 e 8 dias. O rash costuma se apresentar como lesões arredondadas, menores que 1 cm, avermelhadas, com discreto relevo e distribuídas pelo corpo, principalmente no tórax, pescoço e face.

A nota informa gestores, profissionais da saúde, sociedade civil e população geral, que as pessoas vivendo com HIV/aids com carga viral indetectável há pelo menos seis meses e boa adesão ao tratamento tem um risco insignificante de transmitir o vírus pela via sexual.

Tenho HIV, posso trabalhar em qualquer atividade? Sim. O convívio social ou profissional com o empregado soropositivo ou doente de aids não representa qualquer situação de risco, podendo este trabalhar em qualquer atividade a que se sentir apto e que não venha em prejuízo de sua saúde e da saúde de outros.

Doenças neurológicas: mal de Parkinson, esclerose múltipla, epilepsia grave, doenças neuromusculares, etc; Doenças mentais: Transtornos mentais graves, como esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão grave, entre outros, podem levar à concessão da aposentadoria.

Não existe um tempo exato para o seu auxílio-doença ser transformado em aposentadoria, muito menos a certeza de isso irá acontecer, tudo depende de como está a sua saúde e a sua possibilidade de retornar, ou não, para o trabalho. Ou, ainda, de ser readaptado para outra função.

Evitar alimentos duros e muito secos. Pode-se amolecer pães, bolachas e biscoitos com leite ou chá. Evite alimentos salgados e temperados/ apimentados, frutas e sucos ácidos, vinagre. Também é importante evitar os extremos de tem- peratura, a dieta não deve ser nem muito quente e nem muito gelada.

Pessoas com o vírus HIV fazem jus à isenção do imposto de renda mesmo que não apresentem sintomas da síndrome da imunodeficiência adquirida.

Para se alcançar a carga viral indetectável é necessário manter um tratamento à risca com uso de antirretrovirais —drogas usadas de forma combinada desde 1996 para manter a carga viral indetectável. O infectologista ressalta que os remédios estão evoluindo e reduzindo os efeitos colaterais nos pacientes.

Ela explicou que parar o tratamento, simplesmente, pode fazer com que o vírus desenvolva resistência ao medicamento, que tem a rigidez de frequência e horários, por exemplo, de um antibiótico —com a ressalva de que, no caso do HIV, o consumo é pelo resto da vida.

A pessoa que vive com HIV pode beber com moderação, assim como a pessoa que não vive com HIV. O vírus não muda isso. O que não se pode fazer é deixar de tomar a medicação por estar bebendo. Não tem problema tomar os dois no mesmo dia.

12. você nunca poderá ser doador de sangue se:
» tem ou teve um teste positivo para hiv. » teve hepatite após os 11 anos de idade. » já teve malária.

Se você nunca recolheu contribuições para previdência social, você não terá direito a concessão do benefício de aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença. Mas há possibilidade de que você tenha direito à concessão de um benefício de prestação continuada da assistência social (LOAS).

Como explicado antes, o período de graça é o tempo que você manterá a sua qualidade de segurado, mesmo não contribuindo para o INSS. Ou seja, se trata, exatamente, do caso do desempregado que não está recolhendo como facultativo. Em regra, após sair do seu emprego, você terá 12 meses de período de graça.

No entanto, se você está curioso para obter informações em termos de valores, em tese a aposentadoria por invalidez é mais vantajosa que o auxílio-doença. A aposentadoria por invalidez corresponde à média de todos os salários de benefício do segurado desde julho de 1994, com a aplicação da alíquota que inicia em 60%.