Quem é soropositivo pode fazer cirurgia?

Perguntado por: oesteves . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Um assunto pouco discutido e que ainda um tabu é a possibilidade de realizar cirurgia plástica em soropositivos – termo utilizado para descrever a presença do vírus HIV no sangue, causador da AIDS. E a boa notícia é que sim, é possível.

O que muda na vida de quem tem HIV é a qualidade e o equilíbrio. Sabemos que tanto o HIV quanto alguns antirretrovirais aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Isso ocorre porque o vírus causa uma inflamação crônica em todo o corpo.

Portanto, qualquer situação em que fluidos contaminados pelo HIV consigam entrar em contato com a corrente sanguínea há risco de contaminação. Na prática, quase todos os casos de transmissão do HIV se resumem às seguintes situações: Relação sexual desprotegida com alguém contaminado.

Rash da infecção aguda pelo HIV: manchas vermelhas na pele que ocorrem 48 a 72 horas após o início da febre e costumam durar entre 5 e 8 dias. O rash costuma se apresentar como lesões arredondadas, menores que 1 cm, avermelhadas, com discreto relevo e distribuídas pelo corpo, principalmente no tórax, pescoço e face.

Todas as pessoas vivendo com HIV têm direito ao tratamento gratuito segundo a Lei nº 9.313 de 1996. Ninguém pode ter o acesso vetado ao tratamento e, nesse sentido, aos medicamentos que o compõem.

A nota informa gestores, profissionais da saúde, sociedade civil e população geral, que as pessoas vivendo com HIV/aids com carga viral indetectável há pelo menos seis meses e boa adesão ao tratamento tem um risco insignificante de transmitir o vírus pela via sexual.

Pode ter relações sem medo
O tratamento com os antirretrovirais proporcionam uma vida longa e saudável a pessoa portadora do vírus HIV. Podendo também zerar seu risco de transmissão do vírus para seus parceiros (as). Podendo então manter relações normalmente sem correr o risco do contágio.

A pessoa que vive com HIV pode beber com moderação, assim como a pessoa que não vive com HIV. O vírus não muda isso. O que não se pode fazer é deixar de tomar a medicação por estar bebendo. Não tem problema tomar os dois no mesmo dia.

Caso o soropositivo nunca tenha contribuído para o INSS, ele não terá direito aos benefícios. Pois, só será coberto com os benefícios previdenciários se fizer as contribuições e consiga usufruir quando necessário.

Quais são os primeiros sintomas de HIV? Em muitos casos, a condição é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas. Já para outros pacientes, os sintomas são semelhantes aos da gripe ou de viroses, como mal-estar, febre, cansaço, dor de cabeça e gânglios pelo corpo.

Segundo estudos, não há evidências de transmissão do HIV pelo beijo. Para que houvesse possibilidade de transmissão, seria necessário que houvesse uma lesão grave de gengiva e sangramento na boca. O HIV pode ser encontrado na saliva, porém as substâncias encontradas nela são capazes de neutralizá-lo.

Carga viral é a quantidade de vírus presente no sangue do paciente – ou seja, quanto mais cópias o vírus produz, maior é a carga viral no organismo.

Carga viral l Entre 100 000 e 1 milhão de cópias = alto l Abaixo de 10 000 = para as pessoas que vivem com VIH sem tratamento, este valor é baixo l Abaixo de 50 = conhecido por carga viral “indetectável”.

Dia dos Pais: Pessoas com HIV e carga viral indetectável podem ter filhos saudáveis, afirmam infectologistas – Agência AIDS. Os avanços científicos e o tratamento antirretroviral permitem que qualquer pessoa vivendo com HIV tenha filhos saudáveis e de maneira segura.

Pela nova regra da Reforma da Previdência, o valor do auxílio doença corresponde a 91% do salário de benefício, que, por sua vez, consiste na média aritmética simples de todos os salários de contribuição.

Sim, quem faz cateterismo pode beber cerveja. O consumo de álcool não tem nenhuma influência sobre o cateterismo cardíaco.