Quem é Siloé na Bíblia?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

O Tanque de Siloé era um reservatório de água localizado em Jerusalém no lado sul do Templo, a leste-sudeste da cidade. O Tanque de Siloé é muito conhecido entre os cristãos devido à narrativa do Novo Testamento que descreve a cura de um cego de nascença envolvendo as águas desse tanque (Jo 9:1-41).

O Reservatório de Siloé ou Piscina de Siloé chamado em hebraico Selá (Enviado ou Remetente). É um marco situado na parte inferior da inclinação sul de Ofel, o local que fazia parte da antiga Jerusalém, a oeste do vale do Cédron e da antiga Cidade de Davi, agora ao sudeste (parte externa) das paredes da antiga cidade.

Em dois episódios distintos na Judeia, Jesus curou um cego na cidade de Jericó, e outro em Jerusalém. O cego em Jericó, se chamava Bartimeu, conforme citado porMarcos (10:46-52), Lucas (18:35-43) e Mateus (20:29-34).

A palavra Siloé significa “enviado” ou “conduzido”.
Esse é um nome próprio derivado do particípio passado hebraico Shiloah, “enviador”. Assim, provavelmente o nome seja uma referência ao seu canal (aqueduto) que conduzia a água que jorrava da fonte para o reservatório.

Essa capa significava que ele tinha uma autorização do governo romano para pedir esmola, pois era um mendigo. Para Bartimeu a capa era o atestado claro da sua cegueira, pois simbolizava tudo que não era adequado, e que portanto, precisava ser deixado de lado.

Qual a distância entre Jesus e o cego e a piscina de Siloé.
Diz o texto que Jesus estava na entrada do Templo (a porta formosa). Partindo daí até a piscina de Siloé que está ao sul do Templo no vale do Tiropeon em caminho descendente, teríamos não mais de 800 metros.

O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

Por isso que São José, o homem de Nazaré que teria sido marido de Maria, mãe de Jesus, tem sua história recheada de controvérsias.

O tanque de Siloé foi a provisão para Jerusalém nos tempos de Ezequias. E assim como os judeus rejeitaram as águas de Siloé, como disse o profeta, eles também estavam rejeitando a Jesus, o Messias, pois “Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam” (João 1.11).

A piscina de Siloé foi usada por judeus para imersões rituais durante 170 anos até ao ano 70, quando os romanos destruíram o Templo judeu de Jerusalém. Muitos dos actos de Jesus estão directamente ligados a rituais judeus, sendo exemplo disso o milagre do cego.

Isaque obedeceu e ali plantou sementes e colheu cem vezes mais, porque o Senhor o abençoou. Depois de tudo o que passou, Isaque ergueu um altar ao Senhor, armou ali a sua tenda e abriu um poço. Ele prosperou, mesmo em terras áridas, porque tinha a bênção do Senhor.

De forma bem diferente, o cego não mais O chama de Filho de Davi mas de Mestre, indicando que estava ali para acatar sua autoridade enquanto discípulo, e roga-Lhe com ousadia: “Que eu veja! – Ut videam!” Essas palavras permitem pensar que ele era cego de nascença, pois não diz: “Que eu volte a ver”.

Ao sair da cidade de Jericó, um cego, chamado Bartimeu, sentado à beira do caminho, suplica a Jesus: “Filho de Davi, Jesus tem compaixão de mim! ”. Ao ouvi-lo, Ele se detém e pergunta-lhe: “O que queres que eu te faça? ”. Trêmulo no corpo, firme no espírito, o cego responde: “Senhor, que eu possa ver novamente”.

Judas Tadeu

Na trama bíblica da Record TV, Judas Tadeu era cego de nascença e foi curado por Jesus no tanque de Silóe, como é relatado em João 9.

Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. Então o cego gritou: 'Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!'

Trata-se de indicar aos catecúmenos o caminho que precisam percorrer antes do batismo. Este cego de nascença representa toda a humanidade, porque, em certo sentido, todos somos cegos enquanto não acolhamos Aquele que é Luz. Esta cegueira é a que impede ver a verdade que nos fará livres.

Após a morte de Timeu, o mal passa para o filho. Então os romanos mandam arrancar os olhos de Bartimeu para evitar que se tornasse um revoltoso tão perigoso como foi seu pai.