Quem é Sexta-Feira no livro Robinson Crusoé?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Sexta-feira: Indígena canibal que teve sua vida salva por Robinson, sendo escravizado por ele. Com o tempo, a relação dos dois acaba sendo mais de amizade do que de servidão, e Sexta-feira acaba dando sua vida para salvar seu amo das flechas de uma tribo indígena que os atacou perto do Brasil.

  • Sexta-feira
  • Xury
  • Robinson Crusoé
  • Capitão português
  • O Espanhol

A história fala-nos de um rapaz que amava o mar e que sonhava ser marinheiro. É graças a esse sonho que Robinson vive a aventura mais extraordinária e louca de toda a sua vida.

Robinson tinha viajado para a África, onde foi capturado por piratas e por dois anos virou escravo. Após fugir, veio para o Brasil e se tornou fazendeiro. Naquela época, o país era colônia de Portugal.

1) É o patronímico de um antigo nome inglês WATT, que é uma forma do Anglo-Saxão WALTER, “poderoso guerreiro”. 2) Uma alteração do nome alemão KREUTZNAER. Que não sabemos o que significa, exceto que começa por KREUTZ, “cruz”.

No final, Crusoé terminou seus dias no Brasil como fazendeiro, desfrutando de riqueza e conforto, com seus filhos morando na Inglaterra e sendo felizes.

Defoe cria a história de Robinson Crusoé, um jovem marinheiro inglês que decide seguir seu caminho em uma aventura. Embarca em um navio que é apanhado por uma tempestade e naufraga. Toda a tripulação morre e ele acaba isolado em uma ilha do Caribe. Lá ele tem duas opções: deixar-se levar pela maré ou lutar pela vida.

Não há economia sem direito e sem trocas. No clássico As Aventuras de Robinson Crusoe, de Daniel Defoe, o náufrago que consegue se salvar em uma ilha deserta tem necessidades básicas de consumo como qualquer um.

Para sobreviver, ele planta e caça. Acaba salvando um nativo dos canibais, o qual batiza de Sexta-Feira.

A ilha que Selkirk habitou, e que naquela época se chamava Mais a Tierra, passou a ser conhecida como Ilha Robinson Cruosé.

A história inicia no ano de 1650, em que Robinson, um jovem rapaz de dezoito anos, vive com sua família na cidade de Iorque na Inglaterra.

Caçula de três irmãos, Robinson Crusoé teve excelente educação. O pai desejava que ele se tornasse advogado e assumisse o controle dos negócios do clã, já que os irmãos não aceitaram tal incumbência.

A VIDA E AS ESTRANHAS E SURPREENDENTES AVENTURAS DE ROBINSON CRUSOÉ, QUE VIVEU VINTE E OITO ANOS SOZINHO EM UMA ILHA E DISSE QUE ERA DELE.

b) Crusoé armazenava milho e fazia pão; logo, cultivava espécies vegetais comestíveis; secava carne de aves e peixes ao sol para conservação; além disso, Sexta-Feira andava pela praia em busca de tartarugas marinhas, para servirem de alimento.

O Capitão Português: É o capitão do navio que resgata Robinson Crusoe e Xury depois de fugirem dos seus captores turcos que os tinham transformado em escravos. Ele leva o protagonista ao Brasil e o ajuda a se estabelecer como fazendeiro.

Resposta verificada por especialistas
Robinson Crusoé embarcou com destino a África e não desistiu da viagem porque era um jovem inglês come espírito aventureiro: ele desejava explorar os oceanos e novos países.

Para Crusoé, Deus criou seres humanos inteligentes e outros sem inteligência, mas que possuem os mesmos sentimentos, a mesma noção de dever, as mesmas qualidades para fazer e decidir o bem. 9. Resposta pessoal.