Quem é Severino de Aracaju?

Perguntado por: dpeixoto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Outro também analisado é Severino de Aracaju, um protótipo de Lampião, que apresenta grandes semelhanças nas representações. Os cangaceiros tornaram-se consagrados e reescritos na literatura de diversas vertentes: ora valentes; ora piedosos e justiceiros, como veremos nos cordéis e nas obras ao longo do estudo.

João Grilo e Chicó são os amigos inseparáveis que protagonizarão a história vivida no sertão nordestino. Assolados pela fome, pela aridez, pela seca, pela violência e pela pobreza, tentando sobreviver num ambiente hostil e miserável, os dois amigos usam da inteligência e da esperteza para contornarem os problemas.

Nos Estados Unidos, o filme foi renomeado como A Dog's Will ("Testamento de um cachorro"). Foi recebido com críticas positivas na maioria dos países da América do Sul.

Severino é o ícone do cangaço, o típico estereótipo do guerrilheiro nordestino, conhecido como líder cangaceiro representante de uma classe de ladrões e bandidos errantes e bandoleiros.

24 A pergunta, que encima este texto e para qual se busca resposta, é: quem, de fato e de direito, matou Severino do Aracaju? 25. Não há dificuldade em se responder que, de fato, quem matou o capitão-cangaceiro foi seu cabra.

Dora ou Dorinha, assim chamada carinhosamente, é casada com Eurico (Diogo Vilela), dono de uma padaria e patrão de João e Chicó.

O título da obra remete à noção de que o homem é um ser passível de erro, mas é possível que seja perdoado, por intermédio da “Compadecida”, Nossa Senhora, que, na Igreja Católica, é considerada pelos fiéis a advogada capaz de interceder pelos pecadores junto a Jesus Cristo.

(VICENTE, 2005, p. 39). Com relação à cobiça, em Auto da Compadecida a crítica se dirige em especial aos membros da igreja, prontos a bajular e fazer as vontades dos mais ricos, sempre tendo em vista alcançar benefícios pessoais. É assim quando João Grilo pede ao Padre para dar à benção a um cachorro que está morrendo.

Chicó e João Grilo se atracam com o capanga e este leva uma facada. Quando os dois estão fugindo com o dinheiro que pegam do defunto Severino, o capanga reage e mata João Grilo. No céu, todos se encontram para o juízo final.

A natureza de Deus é de justiça, mas também de misericórdia, e ele é incapaz de resistir ao apelo de um coração contrito. Por este motivo os personagens d'O Auto da Compadecida foram perdoados: não por seu mérito, mas pela graça. Destaque-se o julgamento de João Grilo.

João Grilo, que saiu da literatura de cordel é chamado sempre de “amarelo”, que seria uma referência à mestiçagem que ocorre no Nordeste e, também, ao aspecto doentio das pessoas que vivem com doenças endêmicas.

cidade de Taperoá

O Auto da Compadecida (2000) acompanha João Grilo e Chicó, interpretados por Mello e Nachtergaele, respectivamente, por suas andanças na cidade de Taperoá, interior da Paraíba — onde o filme foi gravado.

Igreja localizada na linda cidade de Cabaceiras, considerada a "Roliúde Nordestina", por já ter sido palco de mais de 20 produções de curta e longa metragem.

O cachorro da mulher do padeiro fica doente, João Grilo e Chicó vão à igreja para pedir ao padre que benzesse Xáreu. Mas o padre não concordou, João então disse que o cachorro era de Antônio Morais, um homem poderoso. Ao ouvir isso o padre aceitou benzer.

A personagem Severino representa um grupo social, uma vez que é o símbolo do homem pobre do agreste pernambucano em busca de uma melhor condição de vida.