Quem é sete navalha?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

A Malandra 7 Navalhas é uma Malandra que quando encarnada viveu no Brasil, não levou uma vida fácil e aprendeu a lidar com diversos malandros na sua caminhada. Desencarnou ainda jovem e se disponibilizou a trabalhar através da caridade para auxiliar aqueles que necessitam de ajuda.

José da Silva, popular Zé Navalha.
Filho de José Antônio e Isabel Silveira da Silva, natural de Brusque, nascido aos 19.03.1915. Dez filhos, sendo 8 com Ida Contensini : Getúlio, Nilma, Otacilho,Dorival , Jair, Catarina e as gêmeas: Maria Isabel e Maria Carolina; e dois com Luzia Silveira: Abel e Eduardo.

São mais livres e passionais em suas manifestações, usando trajes mais coloridos e alegres que os tradicionais vermelho e preto das Guardiãs. Também gostam muito de usar chapéu e lenço (usados também por algumas Marias Navalhas Pombas Giras).

Dona Maria Navalha ouviu muito os conselhos dos Exus, despachou nas escuras encruzilhadas do porto, fabricou talismãs e usou figas. Ensinou banhos e simpatias para as colegas de trabalho, ouviu problemas dos clientes e enxugou lágrimas de muitas vizinhas. Era uma alma generosa dentro do corpo de uma guerreira.

A Maria Navalha vem na linha dos Malandros e pode ser intuida pelos médiuns de três tipos: Com terno branco e blusa listrada, uma saia vermelha com a blusa listrada com a parte de cima de um terno e com um vestido todo vermelho.

Maria Navalha é o nome adotado por muitos espíritos de apresentação feminina que trabalha de forma independente. Esses espíritos trabalham como Pombas-Giras, principalmente, com a falange de Maria Padilha ou na linha dos Malandros.

Esse homem que apareceu e misteriosamente sumiu se chama Zé Pilintra da Lapa,Hoje sou conhecida como Maria Navalha da lapa. Tenho esse Zé como um mestre,um pai e um professor,o respeito e sempre que trabalho ele esta ao meu lado,sempre que abro um jogo abro o dele primeiro,sempre.

Zé Pelintra é a figura icônica do malandro nos terreiros do Brasil. Já a figura feminina que ocupa um lugar de protagonismo nas rodas da malandragem e nas giras dos exus é a pombagira.

Pois bem podemos entender que a diferença clara e pertinente, entre a manifestação de pombagira e a de malandra – mesmo que elas tragam aspectos em comum – são o campo de atuação e a predisposição do trabalho dessas duas manifestações, tal como a organização espiritual em que esses espíritos pertencem no astral.

Porém, sobre quem é o marido de Maria Navalha acaba sendo quase de senso comum. E o homem em questão era o famoso Zé Pelintra, uma entidade patrona dos bares e dos jogos. Contudo, tinha a fama de ser um dos malandros, e com isso veio sua história.

Os filhos desse Orixá são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os seus sofrimentos, daqueles que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim. Deprimidos e depressivos, são capazes de desanimar o mais optimista dos seres; acham que nada pode dar certo, que nada está bom.

Maria Navalha, tu que és senhora da boêmia, que com sua honra supera toda e qualquer batalha, aquela que segue as ordens de Pai Ogum, cuja lâmina foi forjada no fogo vivo de Xangô, remove toda e qualquer negatividade da minha vida.

Vara curta e onça brava, ela é Maria Navalha. Era a semana antes do carnaval. Sábado, 15 de fevereiro de 2020. Acabava de completar 45 anos e ia festejar na gira de exu para firmeza do carnaval.

Num entardecer de inverno, ele esperou pela Cigana na porta do puteiro e, na penumbra, lhe deu sete facadas. Assustado, olhou o corpo ensangüentado da morta estirado no chão e reconheceu, no piscar do néon do cabaré, o rosto desvelado de Elisa. Um enfarto o matou ali mesmo.

Essa Malandra é muito amparada por Iansã, e é muito comum vê-la trabalhando com os filhos dessa Yabá, porém, pode trabalhar com os filhos de outros Orixás. Maria Navalha é contra o machismo e toda violência contra mulher, ela preza a liberdade feminina e encoraja todas aquelas que a procuram.

Zé Pelintra se divide em dois malandros, o ritualístico que faz uso de bebidas, brinca com as mulheres, porém, busca trabalhar espiritualmente.

Maria luziara o verdadeiro e único amor de Zé Pilintra. Conheça essa história, por ela seu Zé Pilintra, arriscou sua vida e foi perseguido pela polícia seu Zé! Como sabemos foi um homem de muitas mulheres, boêmio e mulherengo mais isso ia mudar.