Quem é separado pode ser padrinho de crisma?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

- Seja solteiro, casado (na Igreja e no civil) ou viúvo. - Não seja pai ou mãe do crismando ou filho(a) do mesmo. Só homens podem ser padrinhos de meninos. E, só mulheres podem ser madrinhas de meninas.

Seja casado de acordo com o catolicismo
Padrinhos ou madrinhas que sejam casados apenas no civil, que sejam separados ou divorciados, ou que não sejam casados, mas vivem juntos, não podem apadrinhar na igreja católica.

VI- DOCUMENTOS NECESSÁRIOS DO PADRINHO OU MADRINHA
Se solteiro: certidão de nascimento ou outro documento válido. Se casado: certidão casamento civil e religioso (Igreja Católica)

Os padrinhos devem ser católicos, terem no mínimo 16 anos e que tenham recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Os casais que vivem juntos sem o sacramento do matrimônio não podem ser padrinhos nem juntos, nem com outras pessoas.

“Em uma situação ideal, os padrinhos devem ter toda a educação cristã católica: batizados quando crianças, feito catequese, crisma e também que participem ativamente da rotina da Igreja”, explica o pároco do Santuário Cristo Rei e São Judas Tadeu, em Curitiba, Renato Vieira.

A resposta é sim.

Padrinhos de batismo ou de crisma têm a missão de colocar os afilhados nas mãos de Deus, que lhe dará todas as graças necessárias para acompanhá-los no caminho da fé que o Senhor convidou a trilhar.

Uma pergunta comum entre os casais é se, para casar pela Igreja Católica, precisa ser crismado e ter feito a 1ª Comunhão. Se um dos noivos nunca comungou, é possível realizar o casamento, mas não será possível ter missa.

Papa Francisco: Papa: “Os divorciados não estão excomungados, fazem parte da Igreja” | Internacional | EL PAÍS Brasil.

Prelado próximo ao Papa afirma: os divorciados e recasados podem ser professores, leitores, padrinhos.

A Crisma é um sacramento que juntamente com o Batismo e a Eucaristia constitui os sacramentos da iniciação cristã. Por isso, não se pode fazer Curso de Crisma rápida, sem o Batismo; já que o bispo, quando crisma alguém, perpetua, de certo modo, na Igreja, a graça de Pentecostes.

Todo batizado, e ainda não crismado, pode receber o sacramento da Crisma ou da Confirmação. Para isso se exige que o fiel esteja formado quanto à doutrina católica e em estado de graça na recepção do sacramento. Daí a necessidade de o crismando se confessar antes de receber a Crisma.

Itens delicados e sofisticados são a melhor pedida para quem está passando pela Crisma, e um brinco que tenha essas características vai ser a escolha perfeita. Esse é um acessório simples, minimalista e irá agradar a qualquer um que receba esse presente.

É fundamental que os padrinhos sejam católicos. Eles podem ser casados na Igreja Católica ou solteiros e participantes da vida da Igreja. Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois.

Apadrinhar é um testemunho de amor ao próximo. Jesus resume os mandamentos em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (Mc. 12.31; Mt. 22.39).

**A crisma para jovens tem duração aproximada de 1 ano e meio, sendo 1 ano de formação e 6 meses de estágio pastoral.

A exigência é que sejam católicos, crismados e vivam segundo os valores da fé. Consequentemente, se for um casal, devem ter recebido o Sacramento do Matrimônio (casados na Igreja). Se forem solteiros (que não convivem maritalmente) basta que sejam católicos e confirmados na fé (que receberam o sacramento da Crisma).

Quantos padrinhos de consagração pode ter na igreja católica? Padrinhos de consagração é uma particularidade do Brasil e o número é igual aos de batismo. Portanto, pode haver um padrinho e uma madrinha, como só um dos dois.