Quem é São Lázaro na Umbanda?

Perguntado por: ofurtado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Médico dos orixás e dos seres humanos é reconhecidamente o guardião da saúde dos pobres e daqueles que nele possuem fé. Velho e novo, médico e guerreiro, por vezes Omolu/Obaluaê é confundido e/ou somado a São Lázaro e a São Roque, respectivamente.

A partir do sincretismo religiosos afro-brasileiro, São Lázaro também é cultuado na Umbanda, sendo representado pela figura de Obaluaê

Popularmente, enraizou-se a ideia de que São Lázaro é considerado protetor dos animais, sendo bastante venerado pelas pessoas com bichos de estimação. A história de São Lázaro é conhecida pela sua unicidade na bíblia sagrada, que narra um dos milagres mais impressionantes de Jesus Cristo: a ressurreição de Lázaro.

Vela medindo 12,5 cm de altura e 2,7 cm de diâmetro, na cor branca. Ao queimar encontra-se uma mini imagem de Níquel ou medalha do Santo.

Vamos conhece-la. O manto de São Lázaro é representado nas cores marrom ou roxo. O marrom significa a humildade e a pobreza. O roxo é a cor do sofrimento e da penitência.

A oração de São Lázaro é muito conhecida por ajudar no tratamento de diversas doenças. Ela também pode curar feridas que não são físicas e doenças de curas impossíveis. Para pedir por tudo que pareça inalcançável, faça a oração a seguir com muitas fé e força. Desta forma, suas preces serão ouvidas e atendidas.

São Lázaro, vós suportastes os sofrimentos da vida terrena com a certeza de alcançar a felicidade no céu; abri meu coração à palavra de Deus na Bíblia e aos ensinamentos da Igreja Católica; dai-me um coração sensível às doenças e a miséria dos meus irmãos; abri meus olhos para ver e compreender aquilo que se diz por ...

Em razão da poderosa vontade do Cristo e do seu excepcional magnetismo, Jesus permitiu que Lázaro retornasse à vida, reintegrando o seu perispírito ao corpo físico. Fez [...] voltar ao corpo o Espírito, prestes a abandoná-lo, uma vez que o laço perispirítico ainda se não rompera definitivamente.

Alguns Exus de Obaluayê:
Exu das Almas, Exu Caveira (Omulu/Obaluayê), Exu Bananeira, Exu Molambo, Exu Porteira, Exu Sete Porteiras, Exu do Lodo (de Obaluayê,Yemanjá e Nanã).

Obaluaê é o orixá da transformação, por isso se usa velas brancas e pretas, como sinal de transformação, passagem, mudança.

Cores de Obaluaê: preto, vermelho e branco. Obaluaê no Sincretismo: São Roque – santo da Igreja Católica padroeiro dos enfermos, vítimas de peste e dos cirurgiões. São Lazaro – o protetor dos leprosos e dos mendigos, que mesmo carregando diversas chagas em seu corpo não deixou de ter fé.

São Francisco de Assis

Católico ou não, você provavelmente já ouviu falar de São Francisco de Assis. O atual papa Francisco adotou esse nome em homenagem ao santo. Frequentemente retratado rodeado por bichos, sobretudo pássaros, São Francisco é considerado o padroeiro dos animais.

Na Umbanda, o culto é feito a Omulu ou Obaluayê.
Se for desrespeitado, porém pai bondoso e fraternal para os merecedores através de gestos humildes e leais. Seus filhos têm tendência à autopunição, possíveis problemas nos membros inferiores, pequenos defeitos físicos e alergias. É considerado o “senhor da doença”.

A vida de São Francisco de Assis e a pobreza estão diretamente ligadas. O religioso, que nasceu na Itália e que é santo reconhecido pela igreja católica desde o século 13, também ganhou o status de protetor dos animais. A festa litúrgica do santo é em 4 de outubro.