Quem é São Judas Tadeu na Umbanda?

Perguntado por: icustodio . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Hoje é celebrado o Dia de São Judas Tadeu, conhecido e venerado por ser o "santo das causa impossíveis". Sincretizado nos terreiros de Umbanda como Xangô, pelo símbolo do machado e pelo poder de amparar os desesperados.

É invocado como advogado das causas desesperadas e dos supremos momentos de angústia. Essa devoção surgiu na França e na Alemanha no fim do século XVIII.

Oração a São Judas Tadeu para emergências
"São Judas Tadeu, fiel servo e amigo de Jesus, socorro nos casos desesperados, assisti-me nesta minha grande necessidade para que eu possa receber o socorro do céu nesta tribulação, angústia e sofrimento.

Na sua imagem, São Judas Tadeu veste uma túnica verde para representar a vitória da vida sobre a morte, de acordo com a tradição cristã. Verde representa a esperança da ressurreição.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores.

Xangô é um dos mais populares orixás do panteão ioruba. É considerado orixá dos trovões, dos raios, da justiça, da virilidade, da dança e do fogo. Foi, em seu tempo, um rei tirano, guerreiro e bruxo, que, por equívoco, destruiu sua casa e a sua esposa e filhos e logo se converteu em orixá.

Xangô é um orixá bastante cultuado pelas religiões afro-brasileiras, considerado deus da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo, além de ser conhecido como protetor dos intelectuais.

São Judas Tadeus era primo de Jesus Cristo e foi um de seus apóstolos e não deve ser confundido com Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu o Cristo. É conhecido como santo das causas impossíveis e invocado em momentos de angústia. A devoção surgiu na França e na Alemanha no fim do século 18.

Na arte cristã, São Judas Tadeu é representado como um homem segurando um machado, como referência à maneira pela qual ele foi martirizado.

Senhor, por intercessão de São José, ajudai-nos a superar os problemas financeiros. Amém.

Considerado como o santo das causas impossíveis, São Judas Tadeu é venerado por muitas pessoas. “Os santos são pessoas que se dedicaram ao bem, ou seja, ao anúncio do Evangelho. Jesus chamou os apóstolos para atuar junto com ele e todos deram a vida para a causa e, consequentemente, ajudar as pessoas.

Poinsettia

Ela se chama Poinsettia, possui folhas grandes superiores de cor vermelha.

O cajado na mão de São Bento é uma referência ao santo como pai e pastor.