Quem é São Jerônimo na Umbanda?

Perguntado por: aramires . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça. Tudo que se refere a estudos, a justiça, demandas judiciais e contratos, pertencem a xangô.

Xangô é um orixá bastante cultuado pelas religiões afro-brasileiras, considerado deus da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo, além de ser conhecido como protetor dos intelectuais.

Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca. Quando fora rei, segundo a lenda, Xangô não poupava esforço para conquistar outros territórios para o seu poderoso reino.

Duração: Aproximadamente 7 dias. Cor: Branca.

Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça. Tudo que se refere a estudos, a justiça, demandas judiciais e contratos, pertencem a xangô.

São Jerônimo é considerado pela Igreja Católica como santo e doutor da Igreja. Popularmente é invocado contra raios e tempestades, assim como Santa Bárbara: "Valei-me, São Jerônimo e Santa Bárbara!" diz o povo quando o relâmpago surge no céu.

São Jerônimo foi um homem de grande cultura, era doutor nas Sagradas Escrituras, teólogo, escritor, filósofo, historiador. Foi ele quem traduziu a Bíblia pela primeira vez, do hebraico e grego para o latim, a língua falada pelo povo.

A partir de então, o leão tornou-se um animal de estimação de São Jerônimo, acompanhando-o por todos os lugares. O Leão de São Jerônimo ' segundo significado: O segundo significado do Leão de São Jerônimo é que este animal simboliza o próprio Jesus Cristo, por causa de sua majestade, força e serenidade.

Flores de todas as espécies, cerveja escura, vinho doce e licor de ambrosia são de seu gosto também. Os melhores locais para as homenagens a Xangô são montanhas, cachoeiras ou pedreiras.

“Xangô é uma das entidades mais reverenciadas e queridas. Manifesta-se com ênfase, com violência, com muita força, carregando seu machado, o oxê, e o maracá, o xerê. Ele tem a ver com a justiça, o poder, a realeza”, diz o babalorixá.

Leão

Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.

O filho de Xangô é justo, forte e com grande autoestima. Ele acredita no poder da justiça e se destaca em suas tarefas. As pessoas que vibram na mesma sintonia desse orixá são misteriosas, cumpridores da lei e conhecidos pela fama de namoradeiros.

Xangô é o Senhor da Justiça e o Orixá da Lei. Rege os domínios do fogo, raios e lavas de vulcão. Seu poder está também nas pedras, rochas e pedreiras.

Ajuda-nos com tua prudência. Defende-nos das nossas perversões, ingratidões, antipatias, falsidades, incontenção da palavra e julgamento indevido dos atos dos nossos irmãos em humanidade. Só Tu és o grande Julgador! Kaô Ô Cabecilê Obá meu Pai Xangô!

Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá.

Seus números para sorte: 5 e 6. Xangô é o Orixá do fogo, Senhor do trovão que rege a economia e a justiça. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe quiabo cortado em miúdos com mel de abelha. Seus números para sorte: 6 e 12.

30 de Setembro

30 de Setembro é dia de Xangô, São Jerônimo.

Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens, através dos séculos, pela Sagrada Escritura, e levastes o vosso servo São Jerônimo a dedicar a sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia.

Nas muitas imagens de Xangô, ao seu lado sempre aparece um leão, que significa a justiça. Suas cores são o marrom na Umbanda e o vermelho e branco, simbolizando que ele vê as questões tanto sob uma ótica mais passional (vermelho), quanto sob uma ótica mais tranquila (branco).

O sincretismo religioso - reinterpretação de elementos de diferentes religiões - permite que o dia 24 de junho seja celebrado tanto pelo catolicismo quanto pelas religiões de matriz africana. Na data é comemorado o dia de São João Batista e também de Xangô.

Santo Antônio

A tonsura de Santo Antônio
O cabelo raspado no centro da cabeça se chama tonsura e representa o voto de castidade de santo Antônio. A tonsura era uma cerimônia religiosa, na qual o Bispo raspava o cabelo de quem estava sendo ordenado no primeiro grau da Ordem.