Quem é Santa Bárbara na Umbanda?

Perguntado por: elima . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Orixá dos fenômenos climáticos, Iansã também é conhecida na umbanda e no candomblé como Oyá. Hoje, 4 de dezembro, a igreja católica também celebra Santa Bárbara, a protetora contra os raios e trovões.

No âmbito sincrético, a mitologia de Iansã é usualmente associada à Santa Bárbara, divindade católica que foi morta pelo pai ao se converter ao cristianismo. Após a execução de Bárbara, um raio atingiu a cabeça de seu progenitor.

4 de Dezembro

Em função disso, Santa Bárbara passou a ser invocada contra tempestades, temporais e tormentas e como protetora contra os raios. Isso teria se passado no dia 4 de Dezembro, hoje dia dedicado à Santa.

No sincretismo religioso, Santa Bárbara também é festejada pelo candomblé. Santa Bárbara é, então, Iansã. Tanto Santa Bárbara quanto Iansã são entidades religiosas ligadas à proteção contra os raios, trovões e tempestades.

Salve Iansã, Orixá dos ventos, rainha das tempestades. Mãe que afugenta para bem longe os que querem nos fazer mal. Deusa guerreira e corajosa, que defende seus filhos com a espada de cobre.

Protetora contra raios, trovões, tempestades e mortes repentinas.

Ela é uma santa que gosta de samba de roda, de muita gente participando das suas devoções nas ruas, nos candomblés; ou ainda em cada tabuleiro, quando é lembrada nas tradições orais que mostram as preferências da santa-orixá pelas comidas feitas com muito dendê, as comidas de 'azeite'.

Santa Bárbara passou a ser conhecida como "protetora contra os relâmpagos e tempestades" e é considerada a Padroeira dos artilheiros, dos mineiros e de todos quantos trabalham com fogo.

Oração para Santa Bárbara
"Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.

Para fazer a oração do amor de Santa Bárbara, você pode acender uma vela branca ou vermelha num quarto bem silencioso, aproveitando de toda a serenidade e mansidão da vida.

Búfalo

Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

As filhas e os filhos de Iansã
São extremamente inteligentes e estão sempre em busca do conhecimento, tal qual Iansã. São também muito intensos e com dificuldade de dominar seus impulsos, seja de amor, de ódio ou de raiva. Oiá é muito protetora, guardando todos os seus filhos e filhas das tempestades da vida.

Banho Iansã é um mix de ervas ritualísticas para quem precisa de FORÇA, MUDANÇAS NA VIDA PESSOAL, na VIDA PROFISSIONAL, mais amor e união na VIDA AMOROSA e DEFESA E PROTEÇÃO ESPIRITUAL. Isto é o que as ervas na força de Iansã podem ajudar em sua vida.

No Brasil, cada orixá foi associado a um santo da Igreja Católica, numa prática que ficou conhecida por sincretismo religioso. Oxum é sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, na maioria dos estados brasileiros, e sua data é 8 de dezembro.

Coloque a vela de Santa Bárbara em um pires e acenda-a. Do lado direito da vela, deixe um copo com água. Em seguida, reze um Pai Nosso com bastante fervor. Pegue as maçãs e espete nove cravos em cada.

A sua relação com a natureza e com tudo aquilo que faz parte dela naturalmente fez com que ele fosse relacionado à cor verde. Rainha dos raios e criadora dos ventos e das tempestades, Iansã protege os seus seguidores ao impedir que feitiçarias feitas contra eles sejam bem-sucedidas.

Na igreja católica Iansã é sincretizada por SANTA BARBARA. É a única que se relaciona com os espíritos dos mortos a tornando conhecida senhora do cemitério. Também era conhecida por suas trocas de parceiros, que se tornar uma de suas lendas, sendo conhecida como arrebatadora das paixões.

É para quando você precisar de defesa e proteção absoluta, quando você se sentir perseguido, ameaçado, contra magias ou “coisas feitas” e também pensamentos negativos. Os banhos também são sugeridos quando há causas judiciais envolvidas e sentimentos ruins de perseguições.

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia.