Quem é Sandman mitologia?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Sandman (também conhecido no Brasil como João-Pestana) é um personagem originário do folclore europeu, o qual dizem ser responsável por trazer os sonhos para as crianças durante a noite enquanto elas dormem, e ajuda aqueles que ainda não pegaram no sono a descansarem em paz.

O protagonista da série é Morfeu, que na mitologia grega é o deus dos sonhos, irmão de Hipnos, deus do sono, mas em algumas versões da mitologia, ele é filho de Hipnos, como conta o professor de História Vitor Soares, idealizador do 'História em Meia Hora'.

Sandman originalmente foi criado por Gardner Fox e Bert Christman, no ano de 1939, e teve sua primeira aparição na revista Adventures Comics N° 40.

Os sete Perpétuos são filhos de duas entidades cósmicas, a Noite e o Tempo, e por isso se consideram uma grande família. Eles são: Sonho, Desejo, Desespero, Destruição, Delirium, Destino e Morte. Cada um deles possui o próprio reino e guardam objetos que representam os irmãos em uma galeria.

Na história de Sandman, ele é filho da musa Calíope com Oneiros (um dos vários nomes que Morpheus usa ao longo da série), e por sua linhagem, acaba se tornando o Bardo original.

Muitas vezes considerado um dos melhores personagens de Sandman, Lúcifer é sem dúvida o ser mais poderoso dos quadrinhos, mas não mostrou isso na série.

A inspiração para Neil Gaiman para a doença do sono presente na 1ª temporada de Sandman veio em uma epidemia real que ocorreu de 1916 (o ano em que Sonho foi capturado por Roderick Burgess) até 1927.

Sandman é capaz de transitar nos sonhos, enviar e controlar sonhos e influenciar os eventos em sonhos. Também possui poder sobre a natureza fundamental da realidade e então é capaz de distorcê-la e mudá-la.

Lúcifer é um personagem da DC e apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em Sandman, logo no primeiro arco da saga intitulado Prelúdios e Noturnos. Nessa história, Sonho enfrenta o personagem quando vai ao Inferno em busca de seu elmo, desafiando / derrotando um demônio para finalmente conseguí-lo de volta.

Os Perpétuos são arquétipos, representações antropomórficas de conceitos universais: Morte, Sonho, Delírio, Desespero, Destino, Destruição e Desejo.

Destino. Destino é o mais velho e poderoso dos perpétuos, possuindo um semblante sério e é o mais comprometido com suas funções. Sua aparência é de um homem alto, vestido com um manto monástico e ao seu pulso acorrentado um livro. Nele há o passado, presente e futuro de todos os seres vivos.

Basicamente, é ele que dá aquele empurrãozinho para as pessoas sonharem enquanto dormem, e é o rei dos sonhos e dos pesadelos. Ele é um dos sete Perpétuos, irmãos que são seres imortais poderosos, filhos das entidades cósmicas Noite e Tempo.

Por fim, uma curiosidade: ele é o único dos Perpétuos que não foi criado por Neil Gaiman, uma vez que sua primeira aparição se deu em Weird Mystery Tales #1, de 1972. Ele foi criado por Marv Wolfman e Bernie Wrightson, e só depois foi ressignificado nas páginas de Sandman.

Sandman ou Sonho (Dream na versão original), é a representação antropomórfica de todos os sonhos. Ele pode ser e se transformar em qualquer coisa, mas geralmente aparece como um cara pálido e macilento, com olhos escuros e cabelos desgrenhados.