Quem é Sambalate e Tobias na Bíblia?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Sambalate, Tobias e Gesém, foram pessoas que se levantaram em oposição à obra de reconstrução dos muros de Jerusalém no tempo de Neemias. Essa oposição ocorreu durante um período em que o Império Persa dominava todo o antigo Oriente Próximo.

Em Ne 4,1, Neemias aparece cercado em Jerusalém por inimigos dos quatro lados: Sanballat ao Norte, Tobias e os amonitas a Leste, os árabes ao Sul e Sudeste e os ashdoditas a Oeste (BLENKINSOPP, 1988, p. 247).

Neemias 1–6 Neemias, um judeu que servia de copeiro do rei da Pérsia, jejua e ora ao saber que os judeus em Jerusalém estão sofrendo e que os muros em volta da cidade foram derrubados. O rei Artaxerxes concede o pedido de Neemias para voltar e reconstruir os muros e portões da cidade.

Porém Sambalate, Tobias e Gesém, tinham em comum o objetivo de intimidar os judeus com a finalidade de atrasar a reconstrução dos muros. Eles zombaram, escarneceram e desprezaram o povo de Deus.

Nabucodonosor

Nabucodonosor depõe Joaquim e Sedecias revolta-se, obrigando o rei da Babilónia a tomar Jerusalém, destruindo-a e incendiando o seu templo.

Significado de Sambalate
Qual o significado do nome Sambalate: “AQUELA QUE OUVE”.

Neemias 6 Ouvir
Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal. E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?

Sambalate, Tobias e Gesém.
Esses homens eram estrangeiros que moravam perto de Jerusalém quando Neemias chegou para reconstruir os muros da cidade.

Neemias era um homem justo e temia a Deus. O relato trazido por seu irmão o incomodou porque ele sabia que os mandamentos do Senhor não estavam sendo cumpridos como deveriam, e isso o motivou a sair de sua zona de conforto.

Neemias nos ensina que nosso maior inimigo não está fora dos muros da igreja, mas dentro. E assim, nossa maior necessidade é confessar nossos pecados a Deus. A verdadeira reforma começa e termina com a confissão diante do nosso Deus santo.

Neemias era copeiro do rei Artarxerxes. Ele ficou sabendo que os muros da cidade de Jerusalém foram destruídos, ficou muito triste e orou a Deus, porque seu desejo era ir ajudar.

Qual foi a resposta do rei Artaxerxes ao pedido de Neemias? (Ver Neemias 2:6–8. O rei concedeu permissão para que Neemias fosse, forneceu-lhe guardas e uma escolta para sua segurança, além de autorizálo a usar a madeira das florestas para reconstruir os muros da cidade.)

Por volta de 445 AC, Neemias, descendente de uma família de deportados, vem a Jerusalém com a autorização do rei persa para colocar a casa em ordem. A primeira tarefa de Neemias foi a reconstrução dos muros da cidade para protegê-la dos vizinhos intrusos.

(Neemias 5:6-7) Neemias deu ao povo confiança e segurança, pois eles sabiam que ele estava disponível e acessível, e que lidava com os problemas abertamente. Neemias reconheceu o quanto é importante que os líderes sejam visíveis e não se ocultem em tempos de crise.

Foram quatro meses de oração e jejum.

Ao estudarmos Neemias 2, somos levados a refletir sobre a importância de se ter um coração comprometido com Deus e de se buscar Sua orientação em todos os momentos de nossas vidas. A atitude de Neemias em orar antes de falar com o rei e em reconhecer que a mão de Deus estava sobre ele é um exemplo para todos nós.

Ao contemplarmos o capítulo 8 do livro de Neemias, somos lembrados da importância da Palavra de Deus em nossas vidas. Assim como os israelitas se reuniram para ouvir a Lei de Deus sendo lida, nós também precisamos valorizar a Palavra de Deus e buscá-la continuamente em nossas vidas.

Um dos argu- mentos utilizados para sustentar essa posição é o tempo recorde, em que uma comunidade pobre e sem recursos como era a de Jerusalém, levou para reconstruir o muro. Segundo Ne 6,15, toda a extensão foi reconstruí- da em 52 dias.

Ao saber que os judeus que retornaram a Jerusalém estavam “em grande miséria e desprezo”, Neemias recebe permissão do rei Artaxerxes para ir a Jerusalém a fim de reconstruir os muros da cidade.

A Cidade Santa foi berço de três grandes religiões, atraiu a atenção de governantes e imperadores ao longo dos séculos e o seu emocionante legado sobreviveu ao passar do tempo. Jerusalém foi destruída 12 vezes, sitiada 20 e outras 50 capturada.

Deus consola. Governou a Persa e restaurou Jerusalém.