Quem é Samaria hoje?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Samaria é o nome de uma província referenciada por diversas vezes no Novo Testamento da Bíblia Sagrada, situada no alto de um monte entre a Judeia e a Galileia. Atualmente, a região está situada na Palestina, entre Israel e a Cisjordânia, no Oriente Médio.

Ela se chamava SHOMRON em Hebraico, do nome da tribo SHEMER, que era proprietária do local e o vendeu ao Omri, que teria sido o sexto rei de Israel. O nome possivelmente venha de uma expressão significando “montanha de vigia”.

O Que Significa “Samaritano”? O significado de “samaritano” diz respeito aos habitantes da cidade de Samaria. Os samaritanos eram um povo mestiço, formado da mistura de israelitas com outros povos. O povo samaritano é citado na Bíblia desde o Antigo Testamento até o Novo Testamento, no tempo de Jesus.

Foi estimado que a porcentagem religiosa de Samambaia é: 61,1% de Católicos; 29,6% de protestantes; e 9,3% de outras religiões ou sem religião.

Os samaritanos pregam ser a religião original judaica, e por este ponto de vista, geralmente repelem o judaísmo rabínico. Hoje há cerca de 700 samaritanos, que vivem na cidade de Nablus e Holon, em Israel.

Os samaritanos originalmente eram os habitantes de Samaria; cidade fundada por Onri, rei de Israel, para ser a capital do reino do Norte conforme relatado em 1 Reis 16:24. Sendo assim eles eram israelitas sanguíneos, ou seja, hebreus legítimos da linhagem de Abraão.

Esta comunidade étnico-religiosa não se considera parte da sociedade judaica, e se autodenomina 'israelita-samaritana', a herdeira do Reino de Israel, mais precisamente dos clãs de Efraim e Manassés, descendentes de José. Este ponto de vista dos samaritanos coincide com o da maior parte dos pesquisadores.

Em Esdras 3, lemos como os judeus que retornaram sob a direção de Zorobabel e Jesuá (o líder dos sacerdotes) começaram a reconstruir o templo. Eles começaram pelo altar, para que pudessem realizar os sacrifícios ordenados pela lei de Moisés. Depois, começaram a construir os alicerces.

A esposa de Naamã tinha uma empregada que lhe falou do profeta Eliseu, que vivia em Samaria, em Israel. Eliseu era um sujeito capaz de trazer a cura para o general. E disse esta à sua senhora: antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria: ele o restauraria da sua lepra.

O profeta Miqueias exerceu seu ministério durante os reinados de Jotão (742-735 a.C.), Acaz (735-715 a.C.) e Ezequias (715-735 a.C.). Ele dirigiu sua mensagem tanto ao reino do sul quanto ao reino do norte. Por isto sua profecia contempla as cidades de Jerusalém, de Judá, e Samaria, de Israel.

Os samaritanos são um pequeno grupo étnico-religioso originários da Samaria. A Samaria é o nome histórico e bíblico de uma região montanhosa do Oriente Médio, constituída pelo antigo reino de Israel, situado em torno de sua antiga capital, Samaria, e rival do vizinho reino do sul, o reino de Judá.

O povo samaritano não se considera um povo judeu, e sim descendentes dos antigos israelitas que habitaram a histórica província de Samaria. Os Samaritanos eram considerados impuros pelos judeus. Da Bíblia do Judaísmo, seguem apenas o Pentateuco. Os samaritanos têm a sua própria doutrina religiosa: o Samaritanismo.

Que ou quem é bondoso ou caridoso.

Samaritano é quem nasce em Samaria, uma região não vista com bons olhos pelos judeus. Mesmo assim, foi ele quem teve a atitude de interromper sua jornada para ajudar o próximo. Desde então, a expressão Bom Samaritano passou a representar essa pessoa que sabe ajudar ao próximo, sem olhar a quem.

O sacerdote é a Lei, o levita são os profetas, e o samaritano é Cristo.