Quem é Rosa vermelha no candomblé?

Perguntado por: smoura . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Esta cor está ligada a algumas orixás femininas como Iemanjá, Ewá, Iansã, Oxum e aos Erês.

A menina contava tudo sobre sua vida e passava o dia falando sozinha em uma das catatumbas, onde plantou um jardim de rosas. Quando chegava em casa, apanhava do pai por não cumprir as tarefas de casa. Ao completar 19 anos, ficou tanto tempo fora que esqueceu de cuidar das melhores vacas do rebanho do pai.

Entregue a Iemanjá três rosas vermelhas e um dos saquinhos com canela e cravo. Peça à Rainha do Mar ajuda em sua vida amorosa, proteção e prosperidade em seu caminho. Guarde uma rosa e um saquinho em sua bolsa. As duas flores que sobraram devem ser colocadas em uma estante junto com os incensos.

O Contexto Espiritual do Significado da Rosa Vermelha na Mitologia Chinesa. Na mitologia chinesa, as rosas vermelhas têm um significado espiritual profundo. Elas são vistas como um símbolo de força, coragem, resistência e poder. Elas também simbolizam o amor, a lealdade e a devoção.

Rosas Vermelhas
Vermelho é a cor do amor e da paixão, por isso são utilizadas em rituais para aumentar a libido e a sensualidade. É uma cor altamente estimulante, portanto é utilizada também quando se deseja livrar do poder de espírito de baixas energias, descarregando energias negativas.

São lutadores
Os Umbandistas que são filhos desta Pomba Gira possuem um espírito lutador incrivelmente forte. Eles não desistem por nada deste mundo e lutam sempre com todas as suas forças para alcançar praticamente todos os seus objetivos.

As velas para Pombagiras e Exús podem ser toda vermelha, toda preta, bicolor preta e vermelha ou toda branca.

Dona Rosa Vermelha trabalha com velas vermelhas e muito dificilmente opta por velas cruzadas (preta e vermelha). Gosta de usar rosas em seu cabelo e até em suas roupas.

Pombagira das Rosas quer individuar Maria das Dores, ensinando-a a transcender, a superar a revolta e a ganância, construindo uma nova trajetória liberta dessa obsessão pelo consumo que o sistema econômico incentiva, colocando uns contra os outros para a obtenção do que ele oferece.

A Pombagira está sempre gargalhando para afastar o mal e espantar espíritos ruins. Gosta de oferendas relacionadas ao feminino, como batom, perfume, lenços e champanhe, fuma e bebe muito e seu vestuário é predominantemente vermelho e preto. Está sempre com uma mão na cintura e a outra segurando a barra da saia.

A Pombagira cigana é um dos vários tipos de pombagira. Pombasgira são, geralmente, figuras femininas extremamente sensuais que adoram vestir vermelho e preto sendo especialista em relacionamentos e amor, assim como outras interpretações a veem como uma mulher que sofreu muito e fez outras pessoas sofrerem também.

Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces.

As variedades mais comuns de flores Iansã são a Hemerocallis fulva (lírio-tigre) e a Kniphofia uvaria (tritoma ou lança-de-são-jorge).

Entre aromas de perfumes – nos quais os mais apreciados pela Rainha do Mar são lavanda e jasmim –, muitas pessoas montam balaios repletos de rosas brancas. Aliás, esta cor predomina pelo seu significado de paz e pureza e é a tonalidade de flor mais aceita por Iemanjá.

Um dos maiores símbolos ligados ao amor, as rosas vermelhas ainda conferem paixão e beleza. Com esse poder de carregar fortes significados relativos à vida romântica, elas até saem da vida real para enriquecer artes como a literatura, poesia e filmes.

> A rosa vermelha tem relação com a paixão e a intensidade do amor. > Quando é cor-de-rosa, a flor representa afeto, carinho e gratidão.

Essa comparação aconteceu através da ideia de beleza e perfeição atribuída a Jesus, sendo feita uma analogia com a rosa, a mais bela e perfeita dentre as flores do vale de Saron. Uma outra versão, refere ainda que o diálogo simboliza Jesus Cristo e a sua Igreja.

Suas cores são o vermelho, marrom, amarelo e o rosa, suas contas são de cores amarela e vermelha.