Quem é responsável por colocar poste na rua?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 28 de maio de 2023
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Os postes de iluminação pública são de responsabilidade da administração municipal. Por exemplo, na cidade de São Paulo, problemas com postes da rede de distribuição de energia elétrica deverão ser reportados à Enel, empresa responsável pela geração e distribuição na cidade.

Os ativos de iluminação pública que são de responsabilidade da prefeitura são as hastes dos postes, as lâmpadas e os demais equipamentos acessórios, como relés e reatores.

a) O que devo fazer para ser atendido pelo Programa Luz para Todos? O morador do meio rural que ainda não tem energia elétrica em sua casa, deve procurar a concessionária de energia elétrica que atende o seu município e registrar o seu pedido de energia.

Os postes são concessões públicas outorgadas à exploração por distribuidoras de energia elétrica. A atual legislação concede às empresas de telecomunicação o direito de uso compartilhado dessa infraestrutura, que é pública, porém gerida e explorada comercialmente por empresas privadas.

Tipo: Para 1 Placa - R$ 1.051,88. Para 2 Placas - R$ 1.157,06.

Para instalar o poste, é preciso cavar um buraco com medidas de 1,35 metros e 40cm por 40cm de diâmetro. Essas medidas, assim como as medidas do poste de luz padrão, devem ser consultadas com a companhia de energia elétrica de sua cidade, assim como também fazer a solicitação da ligação da luz ou energia elétrica.

Manutenção da iluminação e espaços públicos são foco da Secretaria de Zeladoria.

O valor do poste padrão Foi de R$ 710.00, um valor um pouco salgado, mas como não há alternativas e como ele é necessário, não havia o que discutir.

Subir em postes, trocar transformadores e fazer instalações são serviços perigosos e devem ser realizados apenas por profissionais autorizados. Além disso, a intervenção de qualquer cidadão que tenta fazer serviço no sistema é considerada crime.

Todo poste é equipado com um detector de luz chamado relé fotoelétrico. Quando a luz ambiente diminui, o relé faz com que o circuito se feche e os elétrons são autorizados a passar pelo fio, acendendo a lâmpada.

O serviço de Iluminação Pública da sua cidade é de responsabilidade da gestão municipal, desde a elaboração do projeto, implantação, expansão, operação até a manutenção das instalações. Em caso de lâmpadas queimadas e outras melhorias necessárias, você deve procurar a prefeitura.

O prazo varia de 1 a 30 dias para resposta ao cliente e enquadramento regulatório do projeto. Após a aprovação e validação da documentação apresentada, um novo prazo é estabelecido entre 60 a 365 dias, dependendo da complexidade da obra.

RG ou CPF ou outro documento de identificação com foto do proprietário. RG ou CPF ou outro documento de identificação com foto do responsável pela instalação elétrica. Em alguns casos é necessário um croqui do terreno em relação às vias públicas, com indicação da posição do padrão de entrada.

Os postes têm dono, eles são da empresa de energia, hoje a concessionária Enel. Que, inclusive, cobra de outros permissionários de serviços pelo uso dos postes.

O Poste Padrão é um conjunto de instalações composto de caixa de medição, sistema de aterramento, condutores, disjuntores e outros acessórios indispensáveis a ligação.

Por tratar-se de uma situação de urgência, entre em contato imediatamente com a Eletropaulo (0800 72 72 196) ou com o Ligue-Ilume pelo 0800 779 0156. Estão roubando os fios; destruindo o poste, o braço ou a luminária ou outros atos de vandalismo. Como devo denunciar?