Quem é responsável pelo equilíbrio do corpo?

Perguntado por: nlancastre . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

O aparelho vestibular ou labirinto é formado pelo utrículo, sáculo e canais semicirculares; em seu interior há células sensoriais denominadas de esterocílios, que são responsáveis por enviar ao cérebro informações sobre a posição do corpo.

Para o equilíbrio corporal ser mantido é necessário um conjunto de estruturas funcionalmente entrosadas: sistema vestibular, sistema visual, sistema proprioceptivo e o meio ambiente.

Conforme mencionado anteriormente, os órgãos responsáveis pelo equilíbrio, que incluem o sáculo, utrículo e ductos semicirculares, estão localizados na orelha interna e são denominados aparelho vestibular.

A vertigem pode ser de causa: Central, quando se deve a doenças cerebrais, como tumores, doenças degenerativas, acidentes vasculares cerebrais, tóxicos e infeções como meningite, encefalite ou abcessos. Periférica, quando se deve a alterações ao nível do ouvido interno, mais especificamente do sistema vestibular.

O equilíbrio entre os pilares
Corpo, mente e alma são o nosso tripé, nossa base de sustentação.

Equilíbrio: O cerebelo é fundamental para a manutenção do equilíbrio do corpo. Ele integra informações sensoriais dos órgãos internos e do sistema vestibular (responsável pelo equilíbrio) para garantir que o corpo permaneça estável durante movimentos e mudanças de posição.

O equilíbrio depende de de uma estrutura complexa e interligada de, pelo menos, quatro regiões do corpo: audição, visão, pele e músculos. No sistema auditivo, o labirinto fica responsável por comunicar o cérebro sobre a movimentação do corpo. A visão situa a posição do corpo no espaço ao redor.

Dependendo do comportamento de um objeto após ser retirado de sua posição inicial, podemos classificar seu equilíbrio em três tipos diferentes: estável, instável e indiferente.

cerebelo

Ele também controla os movimentos. O cerebelo encontra-se na parte de trás de sua cabeça, abaixo do cérebro. Ele controla a coordenação e o equilíbrio.

Como evitar e tratar a perda de equilíbrio
Para evitar a perda de equilíbrio é importante se movimentar! O labirinto é mais bem condicionado quando exercemos movimento ao nosso corpo, atividade física, natação, bicicleta, pilates etc… só orientamos evitar esses exercícios quando estamos em crise de tontura.

Caminhar sobre uma trave de equilíbrio ou linhas desenhadas no solo, e inclinar o tronco, com um pé à frente do outro ou sobre uma perna só; Ficar em pé sobre uma mini cama elástica, prancha de balanço ou prancha deslizante; Dar passos cruzando as pernas à frente ou atrás.

O equilíbrio estático ocorre em resposta à gravidade e força de reacção ao solo, permitindo que o corpo permaneça na posição desejada, enquanto o equilíbrio dinâmico ocorre em resposta a uma perturbação (alteração sensorial do ambiente envolvente) e permite que o corpo se mova de maneira controlada [12,13].

As perturbações do equilíbrio podem ser causadas por infecções virais ou bacterianas no ouvido, um ferimento na cabeça ou distúrbios circulatórios que afetam o ouvido interno ou o cérebro . Muitas pessoas experimentam problemas com o seu senso de equilíbrio à medida que envelhecem.

Como citado, as estruturas de dentro do ouvido contribuem para o equilíbrio. A cóclea, que é responsável por transformar as ondas sonoras em impulsos lidos pelo cérebro e o vestíbulo que é responsável pelo equilíbrio. Quando estas estruturas são afetadas e não funcionam da maneira correta, pode acontecer a labirintite.

Outras patologias como alterações da pressão arterial, espondilite cervical, doença de Parkinson e diabetes podem ser causa de desequilíbrio.

O que causa tontura?

  • Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB)
  • Doença de Menière.
  • Neurite vestibular.
  • Enxaqueca vestibular.