Quem é Quitéria na umbanda?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

É considerada uma feiticeira, trabalhando muito desmanchando feitiços de magia negra e também no combate ao baixo astral, pois, apesar de estar representada em todos os Reinos, trabalha muito na linha das Almas. Por ter esta grande ligação com a Linha das Almas, atua muito nas vibrações dos Orixás Iansã e Obaluaê.

Oração a Maria Quiteria
financeira, da minha dignidade humana, da harmonia, paz, amor eprosperidade agora em minha vida. indigna que eu não mereço. necessitando urgentemente de sua ajuda agora!

Maria Quitéria de Jesus (27 de julho de 1792 – 21 de agosto de 1853) foi a primeira mulher a fazer parte do Exército Brasileiro. Considerada a heroína da Independência, a baiana fingiu ser homem para poder entrar nas Forças Armadas. A jovem Maria Quitéria juntou-se às tropas que lutavam contra os portugueses em 1822.

Maria Quitéria aceita seus pedidos em encruzilhadas e cruzeiros, toma champanhe em taça e gosta de cigarrilhas longas, bijuterias e perfumes, vela vermelha e toalha vermelha e preta. Suas oferendas têm de estar sempre impecáveis, afinal é assim essa exigente entidade.

O Exu Tranca Rua é cultuado principalmente por sua característica de ajudar na abertura dos caminhos desejados por aqueles que são fiéis a ele. De acordo com a prática das religiões, ele tem o poder de ajudar a vencer os obstáculos para conquistar objetivos.

Quitéria: Significa “tranquila”, “bela”, "que nasceu na ilha de Cítera". Quitéria vem da palavra quietus, que significa “tranquilo” em latim. É também a versão latinizada dos nomes gregos Cytherea ou Kythereia, cuja origem é Cítera, este por sua vez, nome de uma ilha grega.

dia 25 de julho

O dia 25 de julho também é dedicado, em todo o mundo, às mulheres negras, latinas e caribenhas. Neste dia, há exatamente 30 anos, cerca de 400 mulheres se reuniram em Santo Domingo, na República Dominicana, para debater suas demandas políticas.

Regressada à Bahia, Maria Quitéria se casou com Gabriel Pereira, com quem teve uma filha, Luísa Maria da Conceição. Morreu em 21 de agosto de 1853, devido a doenças no fígado.

Pombagira Rainha Maria Padilha Pombagira Sete Saias Maria Molambo Pombagira da Calunga Pombagira Cigana Pombagira do Cruzeiro Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros Pombagira das Almas Pombagira Maria Quitéria Pombagira Dama da Noite Pombagira Menina Pombagira Mirongueira Pombagira Menina da Praia.

Em respeito a energia de grande força de Exu, costuma-se pedir licença antes de adentrar aos espaços destinados à eles. Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Acorde Exu”.

Para não gerar desconfiança, cortou o cabelo, pediu emprestado um uniforme e se apresentou ao Corpo de Caçadores com o pseudônimo de soldado Medeiros. Duas semanas depois, seu pai, que há tempos a procurava, descobriu seu paradeiro e a delatou ao major Silva e Castro, comandante de sua divisão.

Quitéria (Ana Paula Bouzas) é a mãe de Cobra (Felipe Simas) e fica preocupada com o desaparecimento do filho em Malhação - Purebreak.

É considerada uma feiticeira, trabalhando muito desmanchando feitiços de magia negra e também no combate ao baixo astral, pois, apesar de estar representada em todos os Reinos, trabalha muito na linha das Almas. Por ter esta grande ligação com a Linha das Almas, atua muito nas vibrações dos Orixás Iansã e Obaluaê.

Decidida a lutar pela Independência, Maria Quitéria contou com a ajuda de sua irmã, Tereza Maria, e seu cunhado, José Cordeiro de Medeiros. Ela pegou o uniforme do cunhado emprestado, cortou seus cabelos e apresentou-se como homem ao Exército.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Relativamente aos exus, o fator de movimento preponderante é o peso (intencionalidade). São intensamente "pesados" (muito relaxados). O caminhar dos exus, seja em pé, seja com a ajuda dos joelhos, não tem tensão muscular, não resiste ao peso, é passivo diante do seu corpo, que parece ter um "peso" grande.

Betina. Esse nome é uma variação de Bete, o qual tem raiz etimológica no hebraico Elishebba. Betina fica com o significado de “promessa de Deus”, “voto de Deus” ou “consagrada a Deus”. Saiba mais: Betina.

Nomes femininos que significam “força”
Valentina: o próprio nome já diz tudo. Derivado do termo em latim valentis, o nome que se popularizou nos últimos anos significa “valente”, “forte” e “vigoroso”. Gertrudes: originário do germânico, esse nome clássico quer dizer “lança de força” ou “forte no manejo da lança”.

Santa Quitéria chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores portugueses.