Quem é que fiscaliza o trabalho do prefeito?

Perguntado por: iazambuja . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito.

O Poder Legislativo Federal é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe de duas casas legislativas: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Pode-se afirmar, assim, que o Poder Legislativo Federal é bicameral. São funções típicas do Poder Legislativo legislar e fiscalizar.

É o órgão público onde atuam os vereadores e vereadoras. As funções principais deles são: elaborar leis, fiscalizar os trabalhos do Poder Executivo (Prefeitura) e sugerir ações e melhorias para a cidade. Em Santo André, a Câmara Municipal tem 21 vereadores e vereadoras, chamados também de parlamentares.

O prefeito é o chefe do Poder Executivo de um município. Isso significa que está nas mãos dele o poder de administrar a cidade em que vive.

Vossa Excelência (V. Ex. ª): Para o/a Presidente da República, senadores(as) da república, ministros(as) de Estado, governadores(as), deputados(as) federais e estaduais, prefeitos(as), embaixadores(as) e cônsules.

V – COMO DENUNCIAR:
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, pelo Portal da Prefeitura ou nas Prefeituras Regionais.

A lei municipal poderá ser declarada inconstitucional em face da Constituição do Estado , por meio de ADI no Tribunal de Justiça local (artigo 125 , § 2º , CF).

Há situações que poderão ser resolvidas por meio da ouvidoria do órgão, há situações que necessitarão da intervenção do Poder Judiciário. Quando a violação de direitos atinge muitas pessoas, faça a denúncia no Ministério Público — federal, estadual, depende do caso. Na dúvida, consulte um advogado.

Desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU), o sistema permite a qualquer cidadã(o) encaminhar pedidos de informações públicas e manifestações, tudo num único ambiente.

As fiscalizações do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE podem se originar das mais diversas formas, dentre as quais, citamos as principais:

  • Fiscalização dirigida: ....;
  • Fiscalização indireta: ....;
  • Fiscalização por denúncia: ....;
  • Fiscalização imediata: ....;
  • Fiscalização para análise de acidente do trabalho: ....;.

O Poder Público tem o poder dever de fiscalizar as edificações, a fim de evitar danos que afetem ou possam afetar a coletividade, visando, sempre, a proteção do interesse público.

Tal remuneração está prevista na Emenda Constitucional nº 19/1998), e o Valor Bruto é R$11.529,00 (onze mil, quinhentos e vinte e nove reais). Ainda assim, é descontado desse montante o INSS e IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoa Física), totalizando R$8.747,00 (oito mil setecentos e cinquenta e sete reais) líquidos.

O Poder Executivo Municipal, através do Prefeito, pratica todos os atos do governo segundo as normas editadas pela Câmara. Numa conceituação mais ampla, a Câmara Municipal é uma corporação político-administrativa do Município cujas funções não se limitam a fazer leis.

Eleições. O prefeito é eleito por sufrágio universal, secreto, direto, em pleito simultâneo em todo o País, realizado a cada quatro anos, no primeiro domingo de outubro.

Você deve procurar um advogado para saber se realmente é caso de se ingressar com uma ação judicial em face da prefeitura. Se realmente for o caso, esse processo tramitará na vara da fazenda pública do estado.

Assim, por exemplo, compete ao Município administrar o transporte público local, cuidar do planejamento das vias urbanas, cuidar da manutenção, iluminação e limpeza de parques e praças da cidade; promover eventos culturais, atrações turísticas etc.

A Prefeitura é comandada por um prefeito e é dividida em secretarias de governo. Na prática: Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, Secretaria da Cultura, Secretaria do Esporte, etc. Além disso, existe a Câmara Municipal (também conhecida como Câmara dos Vereadores).

VI. Como se dirigir aos Governadores e Prefeitos

  1. A carta começa com: Vossa Excelência.
  2. No corpo do texto: Excelentíssimo Senhor Governador/Prefeito.
  3. No envelope: Ao Excelentíssimo Senhor Fulano de Tal ou DD. Governador Fulano de Tal.

Seu nome. Seu endereço. Sua cidade e seu CEP.
...
Inclua o endereço de destinatário do prefeito na parte central e frontal do envelope, contendo:

  1. Excelentíssimo Senhor Fulano de Tal.
  2. Prefeito do Município de (sua cidade)
  3. Endereço.
  4. Cidade e CEP.

O vice-prefeito é o substituto do prefeito municipal em caso de ausência por licença ou outro impedimento.

Basta entrar em www.falabr.cgu.gov.br, clicar no ícone de denúncia e preencher os dados. A plataforma Fala.BR é um canal integrado para encaminhamento de manifestações (acesso a informação, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e simplifique) a órgãos e entidades do poder público.