Quem é que é conhecido por ser o pai da Medicina?

Perguntado por: afurtado9 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Hipócrates, nascido na Grécia (460 a.C. - 370 a.C.) é considerado o pai da Medicina por suas explicações míticas quanto aos problemas de saúde e de como curar doenças. Sua preocupação estava centrada no organismo humano e sua forma de funcionamento.

Para Hipócrates o homem tem que ser visto também como parte integrante do ambiente em que vive. Para ele todo o contexto onde está a pessoa tem que ser analisado pois elementos como os ventos, as águas, as mudanças climáticas e a posição das casas e o relevo vão ter influência sobre a saúde e a doença dos indivíduos.

Manoel, na época do descobrimento do Brasil. Espanhol, oriundo da Galícia, seu nome verdadeiro nome era Joan Faras. Foi o primeiro médico e cientista a atuar no País. Era também astrônomo, astrólogo, cosmógrafo, físico (como os médicos eram então conhecidos) e cirurgião particular de D.

Imhotep

É comum, por exemplo, atribuir à medicina egípcia o título de mais antiga do mundo. Nesse sentido, o primeiro médico da história seria Imhotep (2655 a.C. – 2600 a.C.), que deixou um tratado com 48 casos médicos, organizados em secções, como diagnóstico e possibilidade de tratamento, no papiro de Edwim Smith.

Exercerei a minha arte com consciência e dignidade. A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação. Mesmo após a morte do doente respeitarei os segredos que me tiver confiado. Manterei por todos os meios ao meu alcance, a honra e as nobres tradições da profissão médica.

Com Hipócrates, o "pai da medicina", a loucura é entendida como um efeito do desarranjo na natureza orgânica do homem, nas disfunções humorais. Tal concepção afasta a influência divina na loucura.

Esculápio

Esculápio é a derivação em latim do nome do deus grego Asclépio. Filho do deus Apolo com a mortal Corônis. A lenda conta que ele foi criado pelo Centauro Quíron, que o educou na arte das ervas medicinais e das cirurgias. Se tornou, portanto, o deus mais apropriado no panteão para os doentes e desesperados.

ALGUNS DOS FEITOS DE HIPÓCRATES:
“Ares, Águas e Lugares” (um dos seus escritos) é considerado o primeiro e grande tratado de saúde pública, climatologia e fisioterapia. Foi o primeiro a tratar a epilepsia como doença.

Medicina Grega antes de Hipócrates
Na Grécia antiga, berço da civilização ocidental, antes do advento da escola hipocrática, propagava-se o culto a Asclépio (Esculápio para os ro- manos) – deus da Medicina -, filho do deus Apolo com uma plebéia, que aprendera a arte de curar com o centauro Quironte.

José Pedro da Silva. O primeiro dos médicos brasileiros de nossa lista é o Cirurgião Cardiovascular José Pedro da Silva. O médico revolucionou o modo de fazer cirurgias cardíacas em crianças.

1. Jorge Moll Filho. Médico cardiologista e empresário, Jorge Moll Filho é presidente do Conselho de Administração da maior rede de hospitais privados do país, a D'Or. O empreendimento é avaliado em mais de R$ 20 bilhões de reais, com uma rede com mais de 30 hospitais espalhados pelo Brasil.

Já a medicina como ciência, baseada na interpretação natural da doença, surge somente no século V a.C, com Hipócrates (c. 460 - 375 a.C).

A atividade médica surgiu há milhares de anos. No Egito Antigo já eram realizadas cirurgias bastante complexas. Mas foi na Grécia Antiga que a medicina se desenvolveu, onde surgiram as primeiras técnicas na arte de identificar os sintomas das doenças. Também na Grécia nasceu Hipócrates, considerado o Pai da Medicina.

Antes, os chamados cirurgiões barbeiros eram responsáveis por grande parte dos tratamentos, inclusive de soldados em guerras, e a prática ia de aplicação de ventosas e realização de sangrias com sanguessugas e escarificadores a pequenas cirurgias, além de corte de barba e cabelo.

Mais Médicos para o Brasil, mais saúde para você.
O Programa Mais Médicos (PMM) é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).