Quem é pré diabético pode comer doce?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O paciente pode consumir doces em pequenas quantidades, quando associado à dieta e hábitos de vida saudáveis. Porém, o doce não pode se tornar um alimento do dia a dia e deve-se ter cuidado com a qualidade da sobremesa escolhida, de preferência pobre em gordura.

Posso comer doces com moderação? VERDADE. Em geral, o paciente com diabetes pode consumir doces em pequenas quantidades, desde que mantenha um estilo de vida saudável, incluindo a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada. O ideal é consultar um nutricionista especializado que possa orientá-los.

Alimentos para pré-diabéticos:
Proteínas: peixes, frutos do mar, frango, ovo, tofu, feijão, lentilha, grão de bico, ervilha; Gorduras boas: azeite de oliva, nozes, amêndoas, semente de abóbora ou de girassol; Frutas: morango, pera, goiaba, melão, laranja e maçã.

O primeiro passo para tratar a pré-diabetes é consultar-se com um médico que, com base no teste de glicemia e exame de sangue, poderá diagnosticar o problema. A principal recomendação médica é mudar os hábitos alimentares, reduzindo o consumo de alimentos com açúcar, gorduras, farinha branca e o consumo de sal.

É o sinal amarelo: o açúcar do seu sangue não está normal, então não está verde— nem vermelho porque você não virou diabético (ainda). Mas esse sinal amarelo, tem sim que ser levado bem a sério, pois sabemos que 1 em cada 4 pré-diabéticos vão se tornar diabéticos em 5 anos.

Se você exagerou nos doces, então precisa beber muita água. Além de manter seu corpo hidratado, a água melhora a circulação sanguínea, estimula os rins para trabalharem e ajuda na formação do bolo alimentar.

Sucralose: é extraído da cana de açúcar e modificado para não ser absorvido pelo nosso organismo. O seu sabor é bem parecido com o do açúcar, não contém calorias, não altera a glicemia e, portanto, seu uso é indicado para diabéticos.

Níveis de açúcar no sangue

  • Sem diabetes: menor ou igual a 99 mg/dL.
  • Pré-diabetes: entre 100-125 mg/dL.
  • Diabetes: maior ou igual a 126 mg/dL.

Esta deliciosa fruta tropical é parte de um mito em relação às pessoas com diabetes sobre o que podem ou não comer. Mais uma vez repetiremos: Uma pessoa com diabetes pode comer frutas sem qualquer problema, até mesmo desfrutar de uma banana.

É perigoso ficar tanto tempo sem comer açúcar? O que pode acontecer, principalmente nos primeiros dias, é uma "abstinência" do açúcar. A pessoa pode ter hipoglicemia, tremedeiras, tonturas, enxaquecas, irritação e insônia.

Sem adição de açúcar, o produto pode ser consumido por pessoas com diabetes ou até mesmo por quem segue dietas restritivas.

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

Diabético pode comer ovo, mas com moderação!
Os ovos não devem ser consumidos em excesso por pacientes com diabetes e, por isso, as recomendações sugerem que um indivíduo com a doença e problemas de colesterol, por exemplo, não consuma mais de 200mg de colesterol por dia.

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.

Medicamentos para o pré-diabetes
Na maioria dos casos, não há necessidade de indicar tratamento medicamentoso para a prevenção do diabetes, pois as mudanças de hábito alimentares e de vida costumam ser suficientes para controlar os níveis de glicose.

Uma das bebidas mais populares do mundo pode ajudar a prevenir diabetes tipo 2 e pré diabetes, além de ser deliciosa e nos beneficiar em um dia de trabalho com nossas tarefas.