Quem e pré diabético pode comer batata doce?

Perguntado por: eleiria5 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Olá, você pode sim consumir esses alimentos. Sugiro adicionar uma fonte de fibra junto, como sementes nas frutas ou uma fonte de proteína, como frango junto a batata doce, pois assim ajudará a controlar o índice glicêmico dos carboidratos.

Sim. Se você é pré-diabético ou já tem a doença diagnosticada, pode consumir pequenas porções de chocolate. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, alimentos doces podem ser consumidos desde que estejam dentro do planejamento alimentar.

Recomendo substituir pães e massas em geral por versões INTEGRAIS. O pão refinado após digerido poderá se transformar em glicose mais rapidamente que o integral. Procure sempre por opções integrais. O mesmo vale para macarrão ou massas em geral.

Olá, você pode comer pão francês ou pão integral, o mais importante é o que está acompanhado desse pão. Sempre de preferência por uma fonte de proteína junto a ele, isso porque as proteínas retarda o esvaziamento e controla a glicemia, deixando você saciado por mais tempo e sem picos de glicemia.

Este tipo de amido que não é digerido, ou seja, não é quebrado em forma de glicose, para ser absorvido pelo sangue. Entretanto, é preciso ficar atento a quantidade de ingestão da mesma, uma vez que ela possui carboidratos e dessa forma, pode aumentar os níveis de glicose no sangue em casos de alto consumo.

Diabético pode comer ovo, mas com moderação!
Os ovos não devem ser consumidos em excesso por pacientes com diabetes e, por isso, as recomendações sugerem que um indivíduo com a doença e problemas de colesterol, por exemplo, não consuma mais de 200mg de colesterol por dia.

Alimentos que devem ser evitados na pré-diabetes:

  • Açúcar, chocolates, bolos e sorvetes {versões ultraprocessadas};
  • Pão branco, arroz branco e tapioca;
  • Alimentos ultraprocessados em geral;
  • Frituras e gorduras animais;
  • Queijos amarelos, leite ou iogurte integral;
  • Suco de fruta;
  • Bebidas industrializadas e alcoólicas.
  • Reduzir os carboidratos. Praticar uma dieta low-carb parece ser importante não somente para quem já tem diabetes, como para quem está no limiar para desenvolver a doença. ...
  • Consumir mais vegetais. ...
  • Evitar alimentos ultraprocessados. ...
  • Comer alimentos anti-inflamatórios. ...
  • Ter atenção ao comer.

A dica da Carol aqui é:coma alimentos de absorção lenta! O iogurte, que tem um pouco de carboidrato – que vira glicose no sangue -, com aveia, que é fibra e de liberação lenta, é uma escolha ideal.

A principal recomendação médica é mudar os hábitos alimentares, reduzindo o consumo de alimentos com açúcar, gorduras, farinha branca e o consumo de sal.

A quantidade recomendada deste arroz deve ser de 2 colheres de sopa por pessoa porque essa quantidade ainda contém cerca de 160 calorias.

“Isso pode ser diluído: uma colher no café da manhã, outra no jantar ou no lanche. Não precisa ser numa refeição só”, orienta Carolinne.

Tortas, bolos, biscoitos e doces de forma geral possuem açúcar, e por isso estão proibidos – Não é segredo para ninguém que o açúcar é o grande vilão dos diabéticos. Por isso, quem possui essa doença deve abolir de vez todos os tipos de doces: bolos, tortas, biscoitos, brigadeiros.

Além disso, a beterraba tem boas quantidades de fibras, cálcio, potássio, vitamina C e baixo teor de carboidratos. Essa composição ajuda na absorção mais lenta desse açúcar, permitindo que ele seja um alimento saudável e nutritivo, inclusive para pessoas com diabetes.

Os carboidratos refinados são a maior parte dessa categoria. Afinal, esse nutriente também se transforma em açúcar e energia. Então, é bom comer com muita moderação: massas, pães, bolos, bolachas e outros produtos industrializados que possuem esse tipo de carboidrato.