Quem é Pombagira Maria Mulambo das almas?

Perguntado por: drocha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Maria Molambo ou Mulambo, como é popularmente conhecida, nasceu numa família rica e aos 15 anos foi pedida em casamento pelo filho de um rei. O maior sonho do marido de Maria, que tinha os seus 41 anos, era ter um herdeiro. Como ela não conseguia engravidar, o seu esposo constantemente a maltratava.

São pessoas muito espalhafatosas, algumas vezes desastrados e distraídos. São pessoas que não aceitam traições seja na amizade, relacionamento ou até mesmo na família.

A Pombagira está sempre gargalhando para afastar o mal e espantar espíritos ruins. Gosta de oferendas relacionadas ao feminino, como batom, perfume, lenços e champanhe, fuma e bebe muito e seu vestuário é predominantemente vermelho e preto. Está sempre com uma mão na cintura e a outra segurando a barra da saia.

Entre as diversas sub-falanges estão: Maria Mulambo das Almas - Linha de Oyá/Iansã Maria Mulambo da Estrada - Linha de Ogum. Maria Mulambo da Encruzilhada - Linha de Ogum.

De acordo com o dicionário, o vocábulo "molambo" significa: pedaço de pano velho, roto e sujo, roupa esfarrapada. Segundo a especialista Monique Cassiano, mestre em estudos da linguagem pela PUC-RIO, o termo deriva de um pensamento preconceituoso com os povos pobres e negros escravizados.

Mulambo, ou molambo, significa farrapo, e é um termo de origem angolana. Mulambo surgiu inicialmente com os escravos, na época da escravatura, e depois começou a ser usado com um sentido pejorativo, para designar uma pessoa suja, mal arrumada.

Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, "fora das normas". Ao morrer, segundo a Umbanda, essas mulheres se transformam em entidades espirituais que retornam para evoluir ajudando os outros.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Esta oração para Maria Mulambo da Estrada pode e deve ser feita quando você sentir necessidade. No entanto, apenas recomendamos que ore num local calmo, sem influências nem energias negativas de outras pessoas que andem por perto. Basta rezar com muita fé, sempre acreditando que tudo vai melhorar!

A incorporação da Pomba-gira e sua gestualidade abrem espaço para a experiência ritualizada destes momentos. Nos terreiros, é comum ouvir que a gargalhada da Pomba-gira limpa, descar- rega a energia acumulada abrindo caminho para o novo que vem, ou para que os caminhos de quem a procura fiquem abertos.

Sete Encruzilhadas – Esse é um dos tipos de Pombagira mais conhecidos. Suas cores são vermelho, preto, maravilha e roxo. Tem como símbolos o punhal, o tridente com sete pontas e a navalha.

O termo “mulambo” é historicamente usado por torcidas de Vasco, Fluminense e Botafogo para "inferiorizar" o arquirrival Flamengo, apesar de um contexto de preconceito racial que remete aos tempos da escravidão.

Principais sinônimos de mulambo: 1 trapo.

Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.

Maria Padilha, talvez a mais popular das Pombagiras, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.

A figura de Pomba-Gira pode ser identificada como companheira, mulher (não esposa) dos Exus, desempenhando, quando em sua presença, os papéis esperados da figura feminina no contexto do modelo tradicional das relações de gênero.