Quem é Plutão?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 19 votos

Hades é o deus grego do submundo, do reino dos mortos, e na mitologia romana, ele é chamado de Plutão. Também é chamado de deus da riqueza porque possui todos os metais preciosos do planeta. Reside e governa o lugar mais sombrio da Terra, para onde vão as almas dos mortos.

Mas em 2006, numa reunião da União Astronômica Internacional (IAU, da sigla em inglês), foi definida uma nova classificação para os corpos do Sistema Solar. Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”.

Menção honrosa: a origem do nome de Plutão
Quando foi descoberto, por ser o planeta mais distante do Sol, recebeu o nome do mais obscuro de todos os deuses: o rei romano do Mundo Inferior, equivalente ao grego Hades. Plutão era o deus dos mortos, e seu reino ficava embaixo da terra.

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar; devido a isso recebeu o nome do deus Júpiter, que era o mais poderoso do Olimpo.

Minerva

Deusa da sabedoria, das artes e da guerra, filha de Júpiter e Reia.

Sendo assim, Plutão acabou sendo rebaixado à categoria de planeta anão porque, ao seu redor, há um "mar" de outros objetos, já que sua gravidade não é intensa o suficiente para atraí-los e, assim, limpar sua órbita.

Saturno (em latim: Saturnus) era o deus romano da geração, dissolução, abundância, riqueza, agricultura, tempo, renovação periódica e libertação. Em desenvolvimentos posteriores, também se tornou o deus do tempo. Equivale ao deus grego Cronos.

Por que Plutão é tão frio? Os cientistas acreditam que a atmosfera de Plutão seja composta por nitrogênio com metano, acetileno e etileno. Ela é ainda mais fria do que se esperava: perto da superfície do planeta a temperatura chega a -197,2ºC.

A última grande explosão observada em Júpiter ocorreu em 1994, quando um asteroide com força de 300 milhões de bombas atômicas atingiu o planeta e deixou marcas em sua atmosfera.

Mesmo viajando a uma velocidade de 50 mil km/h - o que daria para dar uma volta na Terra sobre o equador em apenas 45 minutos - precisou quase 10 anos para a nave chegar lá. Com tamanha velocidade não seria possível manobrar para entrar em órbita de Plutão, ou mesmo pousar sobre ele.

Júpiter

Júpiter: Maior planeta do sistema solar, formado principalmente pelos gases hidrogênio, hélio e metano e, ainda, um pequeno núcleo sólido no interior. Saturno: É o segundo maior planeta do sistema solar, conhecido pelos anéis formados por gelo e poeira cósmica.

Poseidon

Netuno corresponde na mitologia grega a Poseidon. Netuno representava os mares, oceanos e as correntes d'água, era filho de Saturno e controlava o universo ao lado de seus irmãos, Júpiter (céus) e Plutão (mundo dos mortos).

Júpiter é o maior planeta do nosso sistema solar e na astrologia está relacionado ao otimismo, expansão e nosso estado de graça, senso de justiça - seja esta criada pelo homem ou uma justiça divina.

A cor vermelha marcante fez com que os romanos o batizassem com o nome do deus da guerra, Marte. Os egípcios o chamavam de O Vermelho.

Marte ou Mavorte é o deus romano da guerra e guardião da agricultura, uma combinação de características iniciais romanas com o grego Ares.

Personagem da mitologia clássica, era filho de Saturno e de Reia.

Na mitologia romana, Juno é a esposa de Júpiter e rainha dos deuses.

A deusa Vênus é a deusa do amor e da beleza na mitologia romana. Para os romanos, ela representou o ideal de beleza feminina. Foi uma das figuras mais veneradas na antiguidade e na mitologia grega, corresponde à deusa Afrodite.

Vénus

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.