Quem é Pedro Calabrez biografia?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Sócio-Diretor da NeuroVox. Doutor em Ciências (Ph. D) em Psiquiatria e Psicologia Médica pelo Laboratório de Neurociências Clínicas (LiNC) da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, onde foi membro do Centro de Neuromodulação.

Biografia, Formação e Currículo
Doutor em Ciências (Ph. D) em Psiquiatria e Psicologia Médica pelo Laboratório de Neurociências Clínicas (LiNC) da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, onde foi membro do Centro de Neuromodulação.

Ademais, agradeço ao meu pai, Benedito Furtado, irmão, Bruno Calabrez, e tio, Luiz Carlos, que dedicaram muita energia para me apoiar – e suportar – nesta jornada.

O conceito de Inteligência Emocional surgiu em 1990, proposto pelos pesquisadores Peter Salovey e John Mayer. No entanto, tornou-se conhecido mundialmente após a publicação do livro Inteligência Emocional, em 1995, por Daniel Goleman.

DANIEL GOLEMAN

DANIEL GOLEMAN é psicólogo formado pela Universidade Harvard e durante doze anos escreveu para o New York Times. É autor de Inteligência emocional, Trabalhando com a inteligência emocional, O cérebro e a inteligência emocional, Foco, Liderança, O poder da inteligência emocional e A ciência da meditação.

O que é inteligência emocional? De acordo com o jornalista Daniel Goleman, responsável por popularizar o termo, a inteligência emocional é a capacidade de reconhecer sentimentos (em si mesmo e nas outras pessoas) e saber gerenciá-los.

O questionamento sobre nossa existência, origem e destino tem sido tema de profunda reflexão dos maiores pensadores da humanidade ao longo de três mil anos e, mais recentemente, dos cientistas. As perguntas são as mesmas desde que o homem começou a pensar.

Sinopse de Quem sabe faz a hora!:
A necessidade de distanciamento e isolamento adensou alguns movimentos que já vinham se desenhando antes da expansão do vírus, tal como o trabalho a distância (o chamado home office), o uso das novas tecnologias e o fortalecimento do e-commerce.

Do que é que você tem medo? De tudo isso e mais um pouco? Como todo escritor que se preza, a Ruth Rocha é uma conhecedora da alma humana e por isso ela sabe que todo mundo tem medo de alguma coisa. Neste livro ela resolveu fazer uma lista — em versos rimados caprichadamente — de tudo quanto é medo que existe.

A neurociência é o ramo que estuda o funcionamento do sistema nervoso central, suas estruturas, suas funcionalidades, suas alterações, o seu desenvolvimento e qual a influência dele sobre o funcionamento de todo o nosso corpo. Ele é composto pelo cérebro, medula espinhal e nervos periféricos.

De acordo com Goleman, estes cinco pilares são determinantes para se ter êxito nos relacionamentos e no trabalho, e até bem-estar físico:

  • Conhecer as próprias emoções. Conhecer-se. ...
  • Controlar as emoções. ...
  • Automotivação. ...
  • Empatia. ...
  • Relacionar-se interpessoalmente.

Turing

Turing é considerado o pai da inteligência artificial por ser pioneiro ao sugerir que as máquinas poderiam fazer o mesmo que os humanos: usar as informações disponíveis para resolver problemas e tomar decisões.

Para auxiliar na identificação da inteligência emocional em você e nos demais, um estudo listou quatro sinais que podem facilitar:

  1. Refletir sobre as suas reações.
  2. Visualizar situações como desafios.
  3. Capacidade de modificar as emoções.
  4. Se colocar na situação do outro.

A seguir, trazemos os 5 pilares da inteligência emocional, seu conceito e aplicabilidade na vida pessoal e profissional!

  • Autoconsciência. De modo geral, o comportamento de um indivíduo é guiado pelos sentimentos e valores que ele traz consigo. ...
  • Autorregulação. ...
  • Automotivação. ...
  • Empatia. ...
  • Habilidades sociais.

De acordo com a psicologia, inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. Um exemplo é a pessoa que consegue terminar suas tarefas e atingir suas metas, mesmo sentindo-se triste e ansiosa ao longo de um dia de trabalho.

De acordo com Goleman, a inteligência emocional pode ser subdivida em cinco habilidades específicas:

  • Autoconhecimento emocional.
  • Controle emocional.
  • Automotivação.
  • Empatia.
  • Desenvolver relacionamentos interpessoais (habilidades sociais)

A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo. Emoção é reação enquanto que sentimento é construção.

Segundo o dicionário, uma pessoa inteligente é aquela que possui a capacidade de conhecer, compreender e aprender. Ademais, consegue compreender e resolver novos problemas, assim como adaptar-se a situações diversas.