Quem é paulista nasceu onde?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Paulista indica a pessoa que nasceu no estado de São Paulo. Paulistano indica a pessoa que nasceu na cidade de São Paulo.

Apressados, os paulistanos não costumam parar por qualquer motivo. Eles andam rápido, têm cara de mau e se você tentar falar com eles, provavelmente dirão: “estou com pressa” ou ainda, “deixa para a próxima”. Mas calma, o paulistano não é tão ruim quanto parece.

A naturalidade é também uma referência ao local de nascimento de um indivíduo (município, estado, região, etc.). É comum a utilização da frase “Fulano é natural de...”, para se referir à cidade natal, à terra onde nasceu.

É o "dialeto" ou sotaque paulistano, tão diferente de outros, mas tão próprio e característico de quem o expressa, como o chiado o é para os cariocas. Ele se formou ao longo dos 467 anos da cidade, completados em 25 de janeiro de 2021.

Já em 1856 a freguesia de Maranguape foi adquirida por João Fernandes Vieira e ao final deste século, no ano de 1689, as duas freguesias, Paratibe e Maranguape, foram vendidas ao bandeirante paulista, Manoel Alvares de Morais Navarro, conhecido como "Paulista", dando origem ao atual nome da cidade.

Mano. Modo de chamar alguém. Seria o mesmo que “cara” ou “brother”, e pode ser usado para falar tanto com homens quanto com mulheres.

Osasco é uma cidade de Estado do São Paulo. Os habitantes se chamam osasquenses.

Natural ou habitante do estado brasileiro de São Paulo.

Cerca de 2,4 milhões de paulistas vivem fora do Estado de São Paulo. Os estados brasileiros com maior quantidade de migrantes paulistas em 2010 foram o Paraná (552.191), Minas Gerais (432.236) e o Mato Grosso do Sul (214.946). Nos Estados Unidos, viviam legalmente, mais de 80 mil paulistas, e no Japão, mais de 40 mil.

Paulista ou Paulistano?

  1. Quem nasceu no ESTADO de São Paulo é PAULISTA.
  2. Quem nasceu na CIDADE de São Paulo é PAULISTANO.

A diferença entre paulista e paulistano é: Paulista indica a pessoa que nasceu no estado de São Paulo. Paulistano indica a pessoa que nasceu na cidade de São Paulo.

Quem nasce em Niterói é niteroiense. Fluminenses são todos aqueles que nascem no ESTADO do Rio de Janeiro, inclusive os cariocas.

A naturalidade refere-se ao lugar em que a pessoa nasceu, cidade e estado. A naturalidade não é considerada um direito como a nacionalidade, por isso, não pode ser alterada legalmente.
...
Exemplos de naturalidade:

  1. Goiânia, Goiás.
  2. Curitiba, Paraná
  3. Fortaleza, Ceará
  4. Manaus, Amazonas.

Muito tempo; tempo demaisssss: "Faz a maior cota (mó cota) que não o vejo." Mentira, conversa mole: "Isso aí que ele disse é o maior migué (mó migué)." Vacilar; estar por fora; ficar "moscando": "Ele está moscando, já deveria ter feito isso." Ir a um lugar: "Cola aqui em casa; vamos colar lá no sábado?"