Quem é Oxum é a pomba?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Oxum é uma orixá, é a rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras, cultuada no candomblé e também na umbanda, religiões de origem africana. Oxum é a segunda esposa de Xangô e representa a sabedoria e o poder feminino. Além disso, é vista como deusa do ouro e do jogo de búzios.

Opará/Apará (Òpárá) é a divindade dos rios e cachoeiras, por vezes confundida como uma qualidade da Orixá Oxum, mas aos iorubás se trata de uma divindade própria, muito guerreira.

Ogun é o grande líder que abre todos os caminhos. Ele trouxe o progresso para o mundo com a criação dos instrumentos vindos dos metais. Já Oxum rege a afeição, o carinho e o amor. Então, este é o ano em que a coragem se alia ao amor, ocasionando o equilíbrio necessário para se levar o ano.

Oxum nunca se vinga. A resposta de Oxum é o desprezo !

Oxum é a dona da água doce e, por extensão, de todos os rios e cachoeiras. Dona do ouro, da riqueza e das águas doces. Padroeira dos negócios e da fecundidade protege o feto e a criança em gestação.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

5, 7, 10 e 16

Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos. Seus números para sorte: 5, 7, 10 e 16.

Elas são narcisistas demais para gostar mais do outro do que delas mesmas. Não são levadas por paixões arrebatadoras. Preferem a calma, o equilíbrio e a tranquilidade do amor. Guardam a sete chaves as traições de outros com relação a elas e – mesmo que não guardem mágoas – jamais perdoarão essas pessoas.

De acordo com a representação do arquétipo de Oxum, o perfume que melhor representa a beleza, delicadeza e sensualidade de Oxum é Baiser Vole de Cartier, com sua carga intensa de lírios sofisticados e delicados que perfumam tão bem a pele.

Era Xangô. Ele era um alabê, chefe dos tocadores de atabaques, que rejeitou deitar-se com Oxum. Ao ritmo de um atabaque, com toques rápidos de características guerreiras, Oxum desmanchava-se em felicidade numa relação sexual com Xangô. Oxum implorava por seu amor, mas ele só desdenhava dela.

Mas o que explica a associação entre a santa católica e o orixá? O sociólogo da religião e escritor Reginaldo Prandi, autor de “Mitologia dos orixás”, explica que ambas as divindades são grandes figuras maternas: Nossa Senhora representa Maria, mãe de Jesus, e Oxum é o orixá da fertilidade.

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum.

O arquétipo das filhas de Oxum é o das mulheres graciosas e elegantes, com paixão pelas joias, perfumes e vestimentas caras. Elas são símbolos do charme e da beleza. São mulheres que evitam chocar a opinião pública, à qual dão grande importância.

Dão muito valor à opinião das pessoas. Os filhos de Oxum não gostam de chocar as pessoas ao seu redor. Gostam de manter a sua bela e linda reputação, por isso age sempre com discrição e diplomacia, fogem de escândalos e vexames. Eles gostam de enfeitiçar os outros com sua opinião, sempre para fazer boa figura.

Ela estimula a união matrimonial e favorece a conquista da riqueza espiritual e a abundância material. Atua na vida dos seres estimulando em cada um os sentimentos de amor, fraternidade e união. Salve Oxum, dourada senhora da pele de ouro, bendita são tuas águas que lavam meu ser e me livram do mal.

Oxum. A senhora das águas doces recebe suas oferendas no sábado.