Quem é ou pode ser vulnerável?

Perguntado por: darruda4 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

Vulnerável é algo ou alguém que está suscetível a ser ferido, ofendido ou tocado. Vulnerável significa uma pessoa frágil e incapaz de algum ato. O termo é geralmente atribuído a mulheres, crianças e idosos, que possuem maior fragilidade perante outros grupos da sociedade.

1 frágil, indefeso, exposto, desprotegido, desemparado, suscetível, magoável, atacável, descoberto, desabrigado, vulnerabilizado, destrutível, destruível, debilitável, derrotável, prejudicável, acometível, desarmado, desvalido, indefenso.

1. Ferir. 2. [Figurado] Ofender gravemente.

Os autores apresentam e explicam os seguintes grupos: vulnerabilidade juvenil, vulnerabilidade na área da saúde, marginalização e exclusão, e vulnerabilidade territorial.

Uma pessoa com vulnerabilidade psicológica pode apresentar baixa confiança. Nesse sentido, ela se sente insegura diante do olhar do outro e busca elogios como um sinal de que é aceito pelos demais. Pode, ainda, perder o bom humor e o jogo de cintura para lidar com problemas.

Vulnerabilidade psicológica pode ser definida como uma incapacidade crônica de lidar com eventos de vida negativos, tidos pela pessoa vulnerável psicológicamente como incontroláveis e/ou imprevisíveis.

Baixa escolaridade
O que contribui, por fim, para a manutenção do indivíduo em condição de vulnerabilidade. A vulnerabilidade social em suas diversas formas provoca um sentimento de incerteza, insegurança e deslocamento da sociedade.

No § 1º do mesmo artigo, a condição de vulnerável é entendida para as pessoas que não tem o necessário discernimento para a prática do ato, devido a enfermidade ou deficiência mental, ou que por algum motivo não possam se defender.

“A maioria de nós está sempre ou quase sempre tentando esconder suas vulnerabilidades – às vezes até mesmo a própria existência – por mera vergonha.” O resumo dessa passagem bíblica, narrada em Marcos 3:3 e Matheus 12:9-14, ensina uma lição importante para todas as pessoas, independentemente de crença.

É uma forma de desonestidade nascida da insegurança, da dor e da profunda necessidade de ser amada. A vulnerabilidade permite que você deixe de tentar mostrar como os outros o vêem e permite que você seja visto como realmente é. Isso ajuda a perceber que você está muito menos sozinho do que você acreditava.

Confira as recomendações a seguir.

  1. Entenda que está tudo bem não estar sempre bem. Todo ser humano tem emoções, e elas não são sinais de fraqueza. ...
  2. Fale sobre as suas fragilidades. ...
  3. Mostre-se como você é ...
  4. Procure ajuda quando necessário.

O conceito de vulnerabilidade passa por questões políticas e sociais [9], ligadas à ausência de serviços e políticas públicas, a impossibilidade de acesso aos mais diversos espaços sociais e ao exercício pleno de suas liberdades individuais e a falta de bens materiais.

Programas sociais como o Cadastro Único, Bolsa Família, Pronatec, Bolsa Verde e, até mesmo, o Auxílio Emergencial ajudam a minimizar os agravantes. É necessário implementar políticas contra os preconceitos de cor, raça, etnia e de gênero, a fim de inserir esses indivíduos na sociedade e zelar pelos seus direitos.

Existem 4 espécies de vulnerabilidade do consumidor; fática, técnica, informacional e jurídica.

Considera-se que enquanto o risco indica probabilidades, a vulnerabilidade é um indicador da iniquidade e da desigualdade social. A vulnerabilidade antecede ao risco e determina os diferentes riscos de se infectar, adoecer e morrer.