Quem é Orixa Obará?

Perguntado por: dsales . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Obará é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com seis conchas abertas pela natureza e dez fechadas. Nesta caída responde Oxóssi, Airá e Logunedé. Significa que a pessoa é alegre, generosa, farta e tem o caminho de prosperidade, desde que procure sempre buscar a positividade deste odu.

Dia 6 de junho é um dia especial para quem é de Candomblé. É dia de festa nos terreiros e em casa, quando vestimos nossas melhores roupas, nossas jóias e perfumes. Tudo isso para celebrar a felicidade, da fartura e a prosperidade regida pelo Odu Obará, o Senhor da Riqueza!

Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento por meio da numerologia dos Orixás, você precisará somar todos os números da sua data de nascimento, como no exemplo abaixo. Como o número é maior que 16, será preciso reduzi-lo. Então, soma-se 3+7=10. Assim, o Odu de João é OFUN, que é regido por Oxalá.

O odu Obará-Meji desenvolve os seus filhos através da riqueza e do brilho. O sucesso é quase sempre certeiro, entretanto, um cuidado com os bens materiais e com as pessoas que os cercam também é fundamental.

Obará é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com seis conchas abertas pela natureza e dez fechadas. Nesta caída responde Oxóssi, Airá e Logunedé. Significa que a pessoa é alegre, generosa, farta e tem o caminho de prosperidade, desde que procure sempre buscar a positividade deste odu.

Simbologia: Oba Lubè é representado pelo edùn àará (pedra de raio).

Oxum

Muito vaidosa, Oxum também é considerada a orixá da beleza e representa o ouro e a riqueza.

Obá adora o som do bater da água do rio no mar, por isso sua comida preferida geralmente tem ingredientes de água salgada. Suas quizilas são: sopa, cogumelo e peixes de água doce.

Como descobrir meu Orixá de cabeça? – Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.

1alguidar. Milho de galinha cozido com folhas de fortuna e sementes de girassol e 1cebola picada. Para polvilhar por cima da oferenda: Cravo da índia , louro ...

Odu é um conceito do culto de Ifá também usado no candomblé, interpretado no merindilogum, na caida de búzios. A palavra odu vem da língua iorubá e significa destino. Cada homem (ser) possui o seu destino que se assemelha a de outros mas sempre com alguma particularidade.

Oxum

Para 2023, Oxum, divindade das águas doces, protetora da fertilidade, da gestação e do poder feminino, apareceu em várias listas apresentadas pelos religiosos como a Orixá que reinará o ano.

Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.

Cada pessoa tem cinco odús, quatro deles são referentes à sua vida material e um ao seu caminho espiritual. O de nascimento (que é o espiritual), qualquer pessoa interessada pode saber através de números qual é seu odú.

No sistema religioso africano, os orixás representam a força do grupo, da família. Têm caráter social e a função da proteção e sobrevivência do grupo. Para a implantação na família do axé do orixá aparece o fetichismo – concretização a um ser, adoração ou culto a um objeto.

Conheça a numerologia dos Orixás!
Conhecer os Odus de Nascimento é uma ferramenta muito importante para que haja um autoconhecimento maior. Isso porque eles permitem que cada pessoa compreenda um pouco mais a fundo as suas características pessoais. Descubra o seu orixá pela data do nascimento!

Perceba que mais uma vez o arquétipo criado no Brasil, dos típicos filhos de Ogun, sem paciência e impulsivos está na verdade no negativo de um Odù. Isso significa que aquela pessoa precisa ser como Ogun do Itan em que com calma, paciência e resiliência ele transforma a terra em ouro.

Ejilaxeborá

Êjilaxeborá é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com doze conchas abertas pela natureza e quatro fechadas. Nesta caída responde Xangô e Airá. O nome deste odu deve ser chamado de ejilá para quem tem problema com a justiça.

Fava de Obará, muito utilizados em trabalhos e rituais de Umbanda e Candomblé. Atenção: - Imagens meramente ilustrativas. - A reprodução das cores pode variar de acordo com as configurações do seu monitor.

Continuar lendo Qual a pedra de obará?