Quem é Omulú na Igreja Católica?

Perguntado por: gxavier . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

A versão mais jovem do Orixá recebe as homenagens no dia 16 de agosto, mesmo dia dedicado ao santo católico, São Roque. O sincretismo entre ambos se dá pelo fato da figura católica ser conhecida por proteger contra doenças e pragas.

Omolu é sistemático e perseverante. No Candomblé é ligado ao sol, por isso usa o filá (cobertura de palha da costa). Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.

Omolu, ou Obaluaiê, é o orixá da doença e da cura, cultuado especialmente no mês de agosto com uma das cerimônias mais emblemáticas do candomblé: o Olubajé, uma festa que só pode ser realizada com o dinheiro que os devotos pedem nas ruas em troca de um punhado de pipocas, sua principal oferenda.

Omulu é o médico dos Orixás, o senhor da cura das chagas e de outras moléstias. Por outro lado, é o Orixá soturno e perigoso, dono das doenças epidêmicas.

Cavalo

Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.

As pipocas, ou melhor, deburu, são as oferendas prediletas do orixá Omolú; um deus poderoso, guerreiro, caçador, destruidor e implacável, mas que se torna tranquilo quando recebe sua oferenda preferida.

Deburu ou guguru
Deburu, do iorubá “gúgúrú”, que significa “milho seco frito”, é a pipoca oferecida aos orixás Obaluaiê e Omolu. Ela também pode ser estourada no dendê ou no azeite doce.

Entendendo sobre Omolu na Umbanda
Seu dia é segunda-feira, sua cor é o roxo e também pode ser invocado como Obaluaiê, que é a forma em Yorubá de dizer o seu nome.

Têm grande apreço pelo trabalho, valorizando-o, mas parecem estar sempre prontos (as) para a mudança. No negativo, os filhos e filhas de Omulu tornam- -se pessoas pessimistas e teimosas, que adoram exibir os seus sofrimentos e que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim.

Linha de Omolu = Contas Brancas e Lilás (Candomblé)/ Roxas (assim como a da Linha de Nanã), podendo ser também Pretas e Brancas (Linha de Preto-Velho) - Umbanda.

Segunda-feira, por exemplo, é dia de Exu e Omolu. Omolu, também chamado de Obaluaiê, é o mais temido dos Orixás, pois comanda as doenças e a saúde, em suas mãos estão a enfermidade e a cura.

Os filhos de Obaluaê são pessoas sérias, caladas, ingênuas, temperamentais e tendem a ter problemas de saúde, como depressão, manchas na pele ou dores no corpo, mas devem aprender a viver o melhor que puderem com isto. São muito dedicados em tudo que se comprometem em fazer, em especial ao trabalho.

Candomblé à Obaluaiyê/Omulu é uma exortação qu. "Inclinamo-nos perante a ti".

Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.

As representações relacionadas às quizilas podem também representar os atributos dos orixás: o abacaxi, por exemplo, enquanto fruto rugoso, é quizila de Omolu, pois representa as chagas do corpo deste orixá, marcado pela varíola; os animais que rastejam não podem ser consumidos pelos filhos de Oxumarê, orixá cobra etc.