Quem é Omolu e Exu?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Exu Omulu é o Exus que tem o titulo de Cavaleiro da Morte por ter sido um Cavaleiro Templário Durante as Cruzadas, um de seus seguidores é conhecido como Lorde da Morte, este embora tenha lutado nas Cruzadas tem uma segunda chance e retorna para o resgate de suas dividas antes de ficar no mundo espiritual e torna-se um ...

Oferenda para Omulu
O Orixá que rege nossa passagem para o mundo espiritual deve ser agradado com velas brancas, vermelhas ou pretas, água pura, coco, vinho doce, mel, pipoca e sal grosso, em campo santo (cemitério) ou à beira-mar.

Foi adotado por Iemanjá, que cuidou dele até sua idade adulta. Omolu anda sempre curvado, carregando o xaxará, um bastão feito de palha e conchas. Uma outra versão do mito diz que Omolu anda coberto dos pés à cabeça não para ocultar deformidades do corpo, mas para proteger as pessoas do seu brilho intenso.

Explica-se quem é Omolu/Obaluaê velho e novo, pobre e rico, senhor cheio de ricos colares de pérolas, pobre velho, pais de filhos que pedem esmolas para realizar suas festividades, suas obrigações.

"Esta Linha é dirigida por Omulu (Obaluayê), que detém o poder sobre os corpos vivos ou mortos. Senhor da morte, tem seu trono assentado no Cruzeiro dos cemitérios. Esta Linha é constituída de espíritos de médicos e cientistas, Caboclos, Pretos Velhos, Exus e Médiuns Curadores.

Resistiu às águas, ao ambiente adverso à sua natureza, graças aos crustáceos que criaram uma superfície dura como a terra para ele pisar. Por isso os crustáceos são quizilas de Omolu, não se pode comer o que serviu de chão, de terra, para esse orixá.

Têm grande apreço pelo trabalho, valorizando-o, mas parecem estar sempre prontos (as) para a mudança. No negativo, os filhos e filhas de Omulu tornam- -se pessoas pessimistas e teimosas, que adoram exibir os seus sofrimentos e que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim.

Obaluaê

Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder.

Linha de Omolu = Contas Brancas e Lilás (Candomblé)/ Roxas (assim como a da Linha de Nanã), podendo ser também Pretas e Brancas (Linha de Preto-Velho) - Umbanda.

dia 16 de agosto

Vale destacar que São Roque e Omolú são homenageados no dia 16 de agosto.

Do iorubá abe'rin (“abe” significa “debaixo” e “rin” significa “úmido”), o aberém é uma comida oferecida a Omolu e Oxumarê, feita com milho ou arroz moído na pedra, envolvida em folhas de bananeira e cozida no vapor.

As representações relacionadas às quizilas podem também representar os atributos dos orixás: o abacaxi, por exemplo, enquanto fruto rugoso, é quizila de Omolu, pois representa as chagas do corpo deste orixá, marcado pela varíola; os animais que rastejam não podem ser consumidos pelos filhos de Oxumarê, orixá cobra etc.

O orixá Omulu atua em todas as religiões e em algumas é nominado de “Anjo da Morte” e em outras de divindade ou “Senhor dos Mortos”. No antigo Egito ele foi muito cultuado e difundido e foi dali que partiram sacerdotes que o divulgaram em muitas culturas de então.

Omolu, ou Obaluaiê, é o orixá da doença e da cura, cultuado especialmente no mês de agosto com uma das cerimônias mais emblemáticas do candomblé: o Olubajé, uma festa que só pode ser realizada com o dinheiro que os devotos pedem nas ruas em troca de um punhado de pipocas, sua principal oferenda.

Omolu tem diversos nomes. Pode ser chamado de Obaluaê, que significa “Rei dono da terra”, Omolu, que significa “Filho do Senhor”, Xapanã, nome que segundo os adeptos, é perigoso de ser pronunciado, Ainon e Sapatá.

Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder.

OMULU - 22/12 a 20/1
Combina com os filhos de: Nanã, Oxóssi, Iansã e Ogum.

Segundo a mitologia Iorubá, Omolu é filho de Nanã e Oxalá, tendo nascido cheio de feridas e marcas pelo corpo, como sinal do erro cometido por ambos, já que Nanã seduzira Oxalá, mesmo sabendo que ele era interditado, por ser o marido de Iemanjá.

Banho e vela para Omolu
Entretanto, caso prefira, pode fazer um sozinho em casa. Confira uma receita que pode ser feita antes de acender uma vela bicolor preta e branca.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Gamer, filha de Omolu e madrinha de famosos: confira 10 curiosidades da cantora Gal Costa | Bahia | G1.

Continuar lendo O que é omolú?