Quem é o vilão em Batman?

Perguntado por: icustodio . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Nem Charada, nem Coringa, nem Ra's al Ghul, o vilão definitivo do Batman é ninguém menos que Oswald Cobblepot, o Pinguim. Cobblepot certamente é um dos inimigos mais civilizados do Batman. Ele não vive em esgotos e nem é obcecado por aterrorizar a mente das pessoas de Gotham.

Bane é um dos vilões mais poderosos do Batman, e foi o responsável por quebrar sua coluna em A Queda do Morcego, e por matar Alfred no arco Cidade de Bane, recente história nos quadrinhos.

Dr. Karl Hellfern é um cientista louco que fez algumas aparições nos primeiros anos do Batman e é considerado o primeiro vilão do homem morcego. Mais conhecido como Dr. Morte, ele apareceu pela primeira vez na edição 29 de Detective Comics, em junho de 1939.

Na versão de Batman que foi parar nos cinemas o Coringa de Keoghan (Eternos) só aparece brevemente no final, trocando algumas palavras com o Charada em sua cela de Arkham. [Opinião] Batman é o mesmo filme que Coringa, só que muito melhor!

Para começo de conversa, SIM, vemos o novo Coringa no final de Batman. O icônico vilão aparece trancafiado numa cela do presídio Arkham. O personagem tem apenas sua voz e parte do rosto mostrados, mas dá para notar que trata-se do ator irlandês Barry Keoghan (o Druig de Eternos).

[Spoilers da trama de The Batman abaixo]
Nos créditos, esse preso aparece nomeado como "Prisioneiro Invisível". Mas com sua risada peculiar e silhueta marcante, não demora para o público perceber que se trata de ninguém mais, ninguém menos que o icônico Coringa.

Uma das grandes fraquezas de Batman é sua família. Seu medo de perder sua família tem sido uma grande fraqueza, que os vilões manipularam. Embora esses personagens da Bat-Família sejam fortes à sua maneira, eles ainda deixam Bruce vulnerável.

No entanto, Emiko revelou que o traje do Batman possui uma fraqueza muito ridícula, que seria capaz até mesmo de ser morto. Segundo ela, conforme uma vez dito pelo Arqueiro Verde, Batman poderia ser derrotado com uma flechada na boca. Emiko conta que suas flechas perfuram até mesmo armaduras.

O Bizarro foi um clone falho e distorcido do Superman, desenvolvido por Lex Luthor e um cientista chamado Doctor Teng. No longa, Lex Luthor tem o corpo do general Zod, que é usado para criar uma criatura kryptoniana perversa.

Por muito tempo, questionou-se como o Batman dorme, uma vez que dedica o período diurno à vida como Bruce Wayne e o período noturno à luta contra o crime. Nos quadrinhos, esse mistério já foi respondido: o herói descansa através de microssonos, uma prática que a ciência considera como prejudicial à saúde.

Bruce Wayne odeia o Superman por causa da Batalha de Metropolis e da destruição causada, enquanto Superman acha que Batman é um cachorro louco que precisa ser parado. Nos quadrinhos os dois se tornaram uma das melhores equipes, porém, leva um longo tempo até que eles consigam chegar lá.

O Cabeça de Ovo apareceu em sete episódios da série Batman e Robin, estrelada por Adam West e Burt Ward. Apelidado desta forma por sua careca lustrosa e deformada, o criminoso se considerava um dos homens mais inteligentes do mundo e tinha como parceira criminal (e romântica) a personagem Olga (Anne Baxter).

8: Bruce Wayne (US$ 9,2 bilhões)
Apesar da história trágica, a Wayne Enterprises, empresa que ele herdou, tem um rendimento milionário que mantém o estilo de vida do homem-morcego, que usa uma quantidade absurda de dinheiro para se equipar dos melhores trajes, acessórios, carros e aeronaves que o dólar pode comprar.

“Por que um morcego? Porque eu temo morcegos, e eu transformarei o meu medo, no medo deles!” (Batman Begins, 2005).

Como surgiu
Lembrou-se do Ornitóptero, invenção de Leonardo Da Vinci e, quase por associação, teve a ideia de caracterizá-lo como um morcego, pela semelhança no formato das asas. O uniforme possui também traços de outro herói famoso da década de 20, o Zorro.

Conforme revelado na primeira temporada de Batwoman, o Batman do Arrowverse matou o Coringa – mas ele o fez sob o controle do Traje das Dores? Batman opera sob um código moral estrito, que o proíbe de tirar uma vida.

Ele acredita que o Homem Morcego está os traumatizando ao enviar crianças desarmadas para lutar contra criminosos. E assim, para atingir o herói, Coringa mata um dos Robins, quase como um alerta do que o herói está fazendo com os garotos.