Quem é o verdadeiro Sauron?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Sauron, também conhecido como Senhor do Escuro de Mordor ou Senhor Sombrio, por vezes referido como Inimigo do Mundo, é um Maia que se tornou o tenente mais poderoso de Morgoth, o primeiro Senhor Sombrio. Mais tarde seria o criador do Um Anel.

Sauron é um personagem do universo fictício da Terra-média criado por J.R.R. Tolkien, antagonista da trilogia O Senhor dos Anéis, tendo sido o responsável por forjar o Um Anel. Aparece também como o Necromante em O Hobbit e como tenente de Morgoth na obra Silmarillion.

Embora Tolkien não tenha elaborado muita coisa sobre eles, sabe-se que tiveram uma participação ativa na guerra contra Sauron. Além deles, Saruman e Radagast também estão entre os nomes citados nas teorias dos fãs.

No entanto, na obra de J.R.R. Tolkien, são 20 os anéis de poder, contando o de Sauron, estes três dos elfos, outros sete dos reis-anões e mais nove dos reis-homens. Vale lembrar que na trilogia cinematográfica, que se passa na Terceira Era, somente sete dos 20 ainda existem.

Como dito acima, Sauron foi corrompido por Morgoth, o primeiro Lorde das Trevas, e assim se tornou a encarnação do mal que vemos nos filmes e livros. Só que não existe menção de que, mesmo antes de possuir o Um Anel, ele tenha sido mais forte que Elfos, Anões ou Homens em batalha.

Sauron, também conhecido como Senhor do Escuro de Mordor ou Senhor Sombrio, por vezes referido como Inimigo do Mundo, é um Maia que se tornou o tenente mais poderoso de Morgoth, o primeiro Senhor Sombrio.

Por que Sauron tem medo de Galadriel? Sauron teme Galadriel por causa de sua grande sabedoria, poder e resistência ao seu controle. Ela recusou o Anel do Poder quando Sauron o ofereceu a ela e, por isso, ele a considera uma ameaça.

Os Anéis do Poder foram os vinte anéis mágicos forjados na Segunda Era, destinados por Sauron para seduzir os governantes da Terra-média para o mal. Disfarçado como a entidade benevolente Annatar, Sauron ensinou os elfos-ferreiros de Eregion, liderados por Celebrimbor, como criar esses anéis.

Maiar

Gandalf é um Mago Istari, pertencente à raça dos Maiar, espírito angelical do mundo tolkienano, e costumava andar com Nienna com quem aprendeu a paciência e a compaixão (Silmarillion), mas diz-se que era conselheiro de Irmo Lórien.

Sauron, o Senhor do Escuro, criou em segredo um outro anel, o Um Anel, na Montanha da Perdição em Mordor, para controlar o poder dos demais anéis forjados pelos elfos.

Morgoth só foi derrotado pelo poder combinado de seu companheiro Valar. Esta batalha ocorreu após a conclusão da Primeira Era e Morgoth não foi visto desde então.

Nenya foi dado diretamente para Galadriel e carrega o poder da preservação, proteção e de se esconder do mal. Nos filmes de O Senhor dos Anéis, Galadriel usa seu poder para esconder seu reino, Lothlórien, da vista de todos, inclusive das forças do Senhor Sombrio.

Sauron é um dos primeiros seres da Terra-Média e foi criado na Primeira Era, sendo da mesma raça que Gandalf: os Maiar. Descrito na obra O Silmarillion, o tenebroso Senhor do Escuro de Mordor foi tenente de Melkor, conhecido posteriormente como Morgoth, e participou de uma série de ações até que seu mestre pereceu.

Na mitologia assinada por J.R.R. Tolkien, os Istari são Magos da Terra-Média caracterizados como Maiar, isto é, espíritos similares aos divinos Valar, mas com menos poder.

Confira a análise a seguir que mostra por que Morgoth é mais poderoso que Sauron.

Na Segunda era Sauron acaba por ser derrotado na guerra da última aliança onde Anões, elfos e homens se juntam para lutar contra as forças das trevas diante dos portões de Mordor.