Quem é o verdadeiro pastor na Bíblia?

Perguntado por: lmaldonado4 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Jesus é o pastor, o guia que conhece e ama as suas ovelhas, ou seja, o seu povo cansado e por vezes desnorteado.

O pastor segundo as escrituras
Personalidades bíblicas como Jacó, Moisés e Davi foram pastores de ovelhas. Depois, no novo testamento, Jesus é descrito como o “bom pastor”, aquele que dá a vida por suas ovelhas, que as conhece e que por elas também é conhecido.

Os pastores são ministros ou conselheiros espirituais, que lideram uma igreja ou congregação. Eles planejam e conduzem as reuniões da igreja, o que normalmente envolve dar algum tipo de palestra ou sermão. Eles supervisionam e organizam outras atividades da igreja e presidem eventos como casamentos e batismos.

A Igreja não é como as Forças Armadas. Não existe hierarquia no meio do povo de Deus. Homens e mulheres podem ser pastores'", ele já escreveu.

Ezequiel 34. O Senhor reprova os pastores que não apascentam o rebanho. Ele buscará todas as ovelhas perdidas e será seu Pastor.

Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia; (Porque, se alguém não sabe governar a sua propria casa, terá cuidado da igreja de Deus?)”

Os papéis do pastor na gestão da igreja
Por isso, independentemente do tamanho da igreja e da quantidade de membros, o pastor deve focar e executar com excelência suas duas principais funções: delegar e monitorar.

Propósito: Proteger o rebanho de ovelhas contra predadores e ladrões, sobretudo à noite. Material e construção: Pedras em geral com espinheiros muitas vezes colocados no alto do muro.

José Manuel da Conceição

José Manuel da Conceição. José Manuel da Conceição ( São Paulo, 11 de março de 1822 – Vale do Paraíba, 25 de dezembro de 1873) foi um ex- sacerdote católico-romano que ingressou na Igreja Presbiteriana do Brasil e tornou-se o primeiro pastor evangélico brasileiro.

Somente pessoas com formação em teologia podem ser consagradas como pastores; Exercer a função pastoral sem a devida formação, não é uma prática bem aceita; Sem esse tipo de graduação, o pastor não pode participar de associações e conselhos de pastores, por mais que ocupe a posição de pastor presidente na sua igreja.

Um presbítero pode assumir a igreja local, é uma pessoa que pode qualquer hora substituir o pastor local; Na hierarquia ele vem depois do pastor.

Origem etimológica:latim pastor, -oris.

Muito mais do que os cuidados básicos, o pastor é completamente conectado ao seu rebanho. Ele sempre sabe se algo errado está acontecendo e procura manter todos saudáveis tanto fisicamente, quanto mentalmente e longe de predadores. Porém, ele não faz isso sozinho!

Em 1 Timóteo 2.11,12, o apóstolo Paulo escreveu: “A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio”.

Jesus disse: “o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (João 10:11 – NVI). Pastorear significava – e significa até hoje, com a igreja – dedicar atenção, zelo, coragem e amor pelo rebanho: ovelhas e irmãos. Isso custa, verdadeiramente, uma vida inteira.

Sally Azar é a primeira mulher pastora da Terra Santa.

D&C 33:6.

2ª leitura: «Nós O veremos tal como Ele é» (1 João 3,1-2). Evangelho: «O bom pastor dá a sua vida por suas ovelhas» (João 10,11-18). Eis o texto.