Quem é o verdadeiro amor de Iansã?

Perguntado por: rAvila3 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Iansã acreditava que como Xangô era o mais vaidoso dos reis, com ele iria aprender a viver ricamente. Ao chegar no reino do Deus do Trovão, ela aprendeu a amar da maneira mais verdadeira e sincera que existe e se apaixonou intensamente, como nunca poderia imaginar-se amando.

Tempos depois, Xangô ficou pobre e, envergonhado, foi viver longe do som dos atabaques. Ele tomou Oxum como amante, e ela o supriu na busca de conforto e prazeres. Para isso, desfez-se de todos os seus pertences até lhe restar apenas um vestido branco.

Certa vez Ogum apaixonou-se por Oxum, esposa de Xangô.
Antes de partir, ele solicitou para seu filho dedicar um dia no ano em seu nome enquanto ele estivesse em batalha.

Clara Francisca Gonçalves Pinheiro

Clara Francisca Gonçalves Pinheiro ou Clara Nunes como ficou conhecida, nasceu em Paraopeba-Minas Gerais. Iniciada na Umbanda Clara, era filha de Ogum com Yansã, viajou diversas vezes a África representando o Brasil e pesquisando ritmos, folclore e a correlação das músicas africanas com as brasileiras.

Iansã teve muitos casamentos e de cada marido ganhou uma coisa importante: De Ogum, o ferreiro divino, ganhou nove filhos e o direito de usar a espada para defender-se e defender os outros; De Oxaguiã, o jovem construtor, ganhou um escudo para proteger-se dos inimigos; De Exu, o mensageiro, ganhou o direito de usar a ...

Uma característica muito marcante nos filhos de Iansã é o carisma. Eles possuem um magnetismo pessoal muito forte, atraindo olhares por onde passam. Eles dominam a atração e a conquista, virando a cabeça e mexendo com o coração dos desavisados.

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).

Xangô era forte, rachava pedreiras com seus punhos e guardava dentro delas muitas pedras de raios. Xangô tinha três mulheres e ele gostava que elas dançassem para ele. Obá era a esposa ciumenta de Xangô, que fazia de tudo para agradá-lo. Iansã, a charmosa, a esposa que se vestia de fogo.

Os filhos de Iansã detestam pessoas grudentas demais e que tirem sua liberdade, a dependência no amor é algo que lhes assusta.

Daí Iansã ser a rainha do espírito dos mortos, a condutora dos eguns. Em outro de seus mitos, Iansã era companheira de Ogum, mas encantou-se por Xangô e abandonou Ogum, que a perseguiu. Ambos brigaram e Ogum cortou Iansã em nove pedaços, e esta dividiu-o em sete partes.

Por outro lado, Xangô era mesmo o filho prefe rido de lemanjá e Orixalá, o filho mimado, mas lemanjá pensava que ele era tra vesso demais para nomeá-lo rei e escolheu Ogum. Mas Xangô traiu Ogum.

Exu

Exu, além destas características citadas acima é o orixá da sensualidade, da sedução e da sexualidade.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível. Ele criou o mundo e os orixás para governá-lo e servirem de intermediários entre ele e os humanos. Olodumaré não aceita oferendas, pois, como é o criador de tudo, tem poder sobre tudo e não há nada que ele não possua.

Inhaça, Iança ou Iansã é a guerreira mais valente das Yabás (Orixás mulheres) com temperamento forte e personalidade marcante. Orixá dos ventos e tempestades, divide com Abaluaiê o poder de encaminhar os mortos ao Orum (mundo espiritual). É também conhecida como Oyá, a deusa do Rio Niger na África.

Guia de Proteção para Iansã, Protetora de Sagitário
Contas nas cores: vermelho, branco, marrom e amarelo. Quarta-feira é o dia certo para fazer qualquer oferenda a Iansã. Depois de pronta, deixe sua guia por duas horas em copo com água e sal e coloque para secar ao sol por meia hora.

Mais tipos de Iansã – Oyá: Akaran, Tiodô, Leié, Oniacará, Arira,Bagbure, Bamila, Gunán, Kedimolu, Kodun, Luo eró ossaim, Onisoni, Sinsirá, Sire, Yapopo, Petu, Biniká, Filiaba, Bagan, Seno.

Oyà Petu – Ligada a Xangô e até confunde-se com ele, Oyá dos raios. Oyà Onira – Rainha da cidade de Ira, a doce guerreira ligada as águas de Oxun,veste rosa. Oyà Bagan – Oyá com fundamento com Oxossi, Egun,Exú,Ogun guerreira dos ventos os estreitos das matas.