Quem é o urso do CV?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

Edgar Alves de Andrade, o Doca ou Urso é ligado a facção Comando Vermelho e atualmente, estaria chefiando o tráfico de drogas no Morro do São Simão, em Queimados, na Baixada Fluminense.

Rio mata Leo

Polícia do Rio mata Leo 41, líder do Comando Vermelho, um dos homens mais procurados do país - YouTube.

William da Silva Lima, o Professor.

Família responsável pelo tráfico
Segundo a polícia, a família é conhecida como "Bonde do Panda" ou "Tropa do urso". O apelido foi dado em razão de um dos filhos de Simone: Edmar tem manchas escuras ao redor dos olhos.

O CV está em 2 estados sem a presença do PCC: Mato Grosso e Rio de Janeiro; O PCC está sozinho em 3 estados: Mato Grosso do Sul, Piauí e São Paulo.

Wilson José Piccoli

A Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha é uma empresa brasileira que atua no ramo de transportes, fundada por Wilson José Piccoli em 1961.
...
Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha.

O traficante Sidcley Fernandes da Silva, conhecido como Sid ou Paizão, foi morto.

Rio - O aniversário de 37 anos de Edgar Alves de Andrade, o Doca, em 2007, foi marcado por 11 horas de tiroteio: em uma casa, no interior da Vila Cruzeiro, o então gerente-geral do tráfico na favela foi preso pela primeira vez, ao lado de oito comparsas. De mãos para o alto, o grupo se entregou com o fim da munição.

O "batismo" é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário. Ao ser aprovado, entra para o chamado Livro Branco, onde estão os ""irmãos" do crime.

Investigação da Polícia Civil de São Paulo aponta que é possível um integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital) sair da facção criminosa e continuar vivo. Mas há uma cartilha a ser seguida, que permite, inclusive, o retorno ao crime organizado após um período, desde que não haja dívida --seja "moral" ou financeira.

No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores.

Organizações do crime como PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) se rivalizam na disputa por territórios e têm atuação nacional. A facção de origem paulista está presente no DF e em outros 24 Estados.

Os principais fundadores foram Willians da Silva Lima, o "Professor", Paulo César Chaves e Eucanã de Azevedo. A cocaína foi a responsável pela grande ampliação do poder do CV, na virada dos anos 70 para os 80.

Estima-se que, hoje, a organização criminosa possua cerca de 130 mil membros, dentro e fora das prisões. Pode-se dizer que é um “sindicato do crime”, que comanda rebeliões, fugas, resgates, assaltos, sequestros, assassinatos e o tráfico de drogas.

A possibilidade de sair ou não do movimento também depende do tipo de facção a que o jovem pertence. O Comando Vermelho (CV) tende a ter leis rígidas e severas. Dificilmente um jovem consegue deixar o grupo.

Comando Revolucionário Brasileiro da Criminalidade

Rival do PCC, Comando Revolucionário Brasileiro da Criminalidade (CRBC) surgiu em 1999 e chegou a disputar território em presídios paulistas.

Comando Vermelho (CV).
Mais poderosa facção do tráfico do RJ, com ramificações pelo Brasil, domina vastas áreas nas zonas Sul e Norte — como a Rocinha, o Complexo do Alemão e a Cidade de Deus.

Antônio de Souza Ferreira

Em 2008, Luciano Pezão deixou a cadeia e, por ordem de Marcinho VP e de Luiz Fernando da Costa, Fernandinho Beira-Mar, assumiu o controle do Complexo do Alemão após a execução de Antônio de Souza Ferreira, o Tota.

Marcinho VP [“Viado Puto”, segundo conta, o apelido que ganhou por ser fominha no futebol] é pai de três filhos, um de 15, um de 8 e outro de 6 anos – cada um de uma mãe diferente.

Wilton Carlos Rabello Quintanilha, conhecido como Abelha e apontado como "presidente" do Comando Vermelho nos presídios, deixando a cadeia.