Quem é o tomador na NFS?

Perguntado por: adias . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

O tomador de serviço é quem contrata o serviço, ou seja, a quem se destina o que foi adquirido. Os tomadores de serviço são cadastrados pelos prestadores no momento da emissão das notas.

Na terceirização, surge a figura do tomador de serviços, que contrata empresa ou pessoa física, para intermediar a prestação laboral, estando os trabalhadores a ela vinculados.

Serviço prestado é a execução de uma atividade econômica efetivamente intangível, por uma pessoa física ou jurídica. Serviço tomado é quando a pessoa física ou jurídica contrata um determinado tipo de serviço.

O tomador de serviço é quem contrata e recebe o serviço, o destinatário da produção ou execução do que foi adquirido ou contratado.

Tomador é quem contrata o serviço, ou seja, a quem se destina o que foi adquirido. Quando você deixa seu carro na oficina, por exemplo, você se torna o tomador do serviço que será prestado. Da mesma forma, isso acontece quando você contrata um plano de saúde ou uma consultoria de um advogado.

O engenheiro civil coloca em prática o projeto do arquiteto. Ele supervisiona a equipe de obra e fornece as orientações aos profissionais envolvidos. É ele quem realiza os cálculos e projetos estruturais, arquitetônico, elétrico e hidráulico, além de cuidar da parte do planejamento e execução de uma construção.

Considera-se empresa tomadora de serviços ou clientes, para os efeitos legais, a pessoa jurídica que, em virtude de necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou de acréscimo extraordinário de tarefas, contrate locação de mão-de-obra com empresas de trabalho temporário.

A responsabilidade da empresa tomadora de serviços é direta em relação aos terceirizados. Portanto, em tempos de pandemia, todas as medidas preventivas para contenção do vírus, serão de responsabilidade da empresa tomadora de serviços.

A atividade-meio é a função que não tem correlação com a sua produção final, mas ajudam em um todo a empresa. Um exemplo é o setor de limpeza de uma empresa automotiva: é necessário ter os colaboradores para limpar, mas não tem qualquer relação com o que a empresa realiza.

O ISS retido pelo tomador é o recolhimento do Imposto Sobre Serviço devido pelo prestador (o contribuinte), mas apurado e pago aos cofres públicos pelo contratante (tomador). Em geral, a retenção ocorre em operações envolvendo municípios diferentes, quando o tomador é de um município e o prestador é de outro.

O tomador de serviço é aquele que contrata um serviço e o prestador é quem vende sua força de trabalho para uma empresa ou pessoa física. Conhecendo as diferenças entre um e outro evita erros no preenchimento de documentos fiscais. Hoje vamos elencar algumas das principais diferenças, acompanhe!

O Imposto de Renda retido na fonte, ou seja, na nota fiscal, é de responsabilidade do de quem contratou o serviço e o pagamento deve acontecer pela guia do DARF com o CNPJ do próprio contratante/tomador. Esse valor é chamado de fato gerador e segue um padrão estabelecido na lista publicada no Art.

A nota de serviço pode ser emitida pelo sistema da cidade onde a empresa está cadastrada. Por isso o empreendedor deve procurar orientações no site da cidade e realizar a operação por lá. Já quem emite a nota fiscal de produto pode usar, atualmente, a plataforma disponibilizada pelo Sebrae.

Como emitir nota fiscal eletrônica: passo a passo

  1. Compreender qual tipo de nota fiscal você deve emitir.
  2. Adquirir um certificado digital.
  3. Fazer o credenciamento no site da Sefaz.
  4. Usar um software para emissão de nota fiscal.
  5. Preencher todos os dados relacionados à NFe.

Tomador: no Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e), o tomador representa a instituição que é responsável pelo pagamento do serviço após a sua conclusão. Emitente: é a instituição que emite o documento do CTe, geralmente é a transportadora responsável pelo gerenciamento da operação de transporte.

O gestor de obras é o profissional responsável por lidar com o planejamento, a coordenação e a execução das obras. Ele deve acompanhar os processos que envolvem as etapas dos trabalhos para garantir a qualidade técnica e prevenir imprevistos.

Contrato de empreitada é aquele celebrado para realização de uma obra certa e determinada, com autonomia do empreiteiro na sua execução, desde que respeitadas às condições ajustadas com o contratante, este chamado de dono da obra.

O profissional responsável por fiscalizar e manter a obra dentro das normas e dos conformes solicitados é o fiscal de obra, o agente fiscalizador que é habilitado para desempenhar essa função, que pode ser um engenheiro que tenha registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), um arquiteto que também ...

Pessoas físicas podem emitir nota fiscal, com: CPF, RG e comprovante de residência. Pessoas jurídicas precisam do CNPJ, Identidade do Titular e Cadastro Fiscal. Preenchimento do formulário da nota, que deve incluir informações como o produto ou serviço, e todos os dados de quem comprou, quem vendeu, etc.