Quem é o santo protetor dos diáconos?

Perguntado por: ubarreto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

São Lourenço

São Lourenço: Igreja celebra patrono dos diáconos.

1º de maio

Artigo 1º - Fica instituído o "Dia do Diácono", a ser comemorado, anualmente, em 1º de maio.

O nome Lourenço é o mesmo que Laureamtenens, que significa Coroa feita de Louro, como os vencedores recebiam após suas vitórias. Lourenço obteve a vitória em sua paixão. São Lourenço foi ajudante do Papa Sisto II e responsável por um centro dedicado aos pobres.

O papel do diácono nas igrejas católicas contemporâneas passa desde o trabalho administrativo nas arquidioceses, até funções de porteiro e vigia durante os cultos e missas. Além disso, sob a observação de um sacerdote, o diácono também pode realizar algumas cerimônias religiosas, como batismos e abençoar casamentos.

À exceção da Consagração, Confissão e Unção dos Enfermos, o Diácono pode exercer as seguintes funções: distribuir comunhão, conceder bênçãos, conceder a bênção do Santíssimo, assistir e abençoar casamentos, presidir batizados, realizar exéquias, fazer homilias, celebrações da Palavra, presidir sacramentais etc.

Segundo alguns autores São Lourenço também é considerado protector dos grelhadores, dos pasteleiros, dos estalajadeiros, dos bibliotecários, dos bombeiros, dos profissionais do vidro, e dos pobres.

Oração de São Lourenço para proteção
O Soberano e Senhor deu-te, ó mártir, como ajuda, o carvão em brasa: queimado por ele, tu rapidamente depuseste a tenda de barro e herdaste a vida e o reino imortais. Por isso, jubilosamente festejamos a tua memória, ó beatíssimo Lourenço coroado.

São José é padroeiro universal da Igreja Católica, presente no mundo inteiro. Ele foi escolhido pelo Pai Eterno para ser o guarda fiel e providente dos seus maiores tesouros: O Filho de Deus e a Virgem Maria. Esta missão ele a cumpriu com muita dedicação e fidelidade.

Parabéns, querido Diácono, e que seja um novo ano de paz. No dia em que entregou o seu coração a Deus, a data do seu aniversário deixou de ser o seu dia especial, para passar a ser uma celebração para toda uma comunidade que o adora e que por você é adorada, estimado Diácono.

12 Os diáconos sejam maridos de uma mulher, e governem bem seus filhos e sua própria casa. 13 Porque os que servirem bem, aadquirirão para si um bom grau, e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

Existem dois tipos de diáconos: o transitório, que recebe o sacramento de primeiro grau para depois ser consagrado padre; e o permanente, que não tem a intenção de ascender a padre e por essa razão pode ser casado.

Lourenço, espanhol, natural de Huesca, foi um Diácono de bom humor que servia a Deus na Igreja de Roma durante meados do Século III.

Assado vivo em uma grelha
Segundo uma antiga “Paixão”, coletada por Santo Ambrósio, São Lourenço foi queimado em uma grelha. Santo Ambrósio, em “De Officiis”, narra um encontro imaginário entre Lourenço e o Papa Sisto II, ao longo da via do martírio.

São Lourenço nasceu na Espanha na primeira metade do século II. Conta-nos a história que São Lourenço tinha grande amizade com o Papa Sisto II, o qual confiou-lhe a função de arquidiácono. Ele administrava os bens e as ofertas para ajudar os pobres, órfãos e viúvas.

Contudo, o Espírito não requer que todo diácono seja casado. Compaixão, paciência e discernimento são dons que Deus dá também a alguns homens solteiros em sua igreja. Segundo, o que já foi dito se aplica também àqueles diáconos que são casados, mas a quem Deus não deu filhos.

ª, Desa. diácono = Diác. Digníssimo = DD. Digno, Dom, Dona = D.

O processo de discernimento vocacional deve levar em consideração quatro critérios objetivos: pessoais, eclesiais, familiares, comunitários (cf. Documento 96 da CNBB – “Diretrizes para o Diaconato Permanente da Igreja no Brasil – Formação, Vida e Ministério”.

Um diácono pode batizar, abençoar matrimônios, assistir os enfermos com o viático, celebrar a Liturgia da Palavra, expor o Santíssimo Sacramento, pregar, evangelizar e catequizar, fazer a homilia, abençoar, fazer palestras e formações.