Quem é o responsável pelo controle da circulação de moeda no país?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Instituição financeira governamental que funciona como o função assegurar a estabilidade da moeda e o controle de crédito de um país, além de emitir papel-moeda e fiscalizar os demais bancos.

O Banco Central (BC) é responsável por controlar a quantidade de moeda que circula na economia por meio do Comitê de Política Monetária (COPOM). Sendo assim, as medidas de Política Monetária adotadas visam o equilíbrio da economia, alterando a oferta de moeda e definindo as taxas de juros.

Ministério da Fazenda

Art. 1º O Banco Central do Brasil (BCB), criado pela Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede e foro na Capital da República e atuação em todo o território nacional.

É o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional, tendo por objetivos: - zelar pela adequada liquidez da economia; - manter as reservas internacionais em nível adequado; - estimular a formação de poupança; - zelar pela estabilidade e ...

O Banco Central é responsável pela emissão de moedas, fixação da taxa de juros e atuação no câmbio e em modalidades como controle de garantias (depósitos compulsórios e mais). Ou seja, tudo que pode ser ligado à liquidez no mercado quando falamos de dinheiro.

O que é Banco Central do Brasil (Bacen)
Criado em 1964, o Bacen é a instituição responsável por garantir a estabilidade econômica do país, por meio da manutenção do poder de compra da moeda e da regulação do sistema financeiro.

Atividades de competência exclusiva do Bacen
Operações de compra e venda de títulos públicos como instrumento de política monetária; Coordenação de políticas monetárias, de crédito, orçamentária, fiscal e da dívida pública interna e externa; Autorização e fiscalização das instituições financeiras no Brasil.

Conselho Monetário Nacional

O Conselho Monetário Nacional - CMN é o órgão deliberativo máximo do Sistema Financeiro Nacional. O CMN estabelece as diretrizes gerais das políticas monetária, cambial e creditícia, além de regular as condições de funcionamento e fiscalização das instituições financeiras.

Para entender o papel do Conselho Monetário Nacional (CMN), é importante saber que esse órgão é um dos pilares do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e cabe a ele deliberações sobre temas importantes como: política da moeda; política do crédito no Brasil; ações em garantia ao desenvolvimento econômico e social.

A função do Sistema Financeiro Nacional é controlar a emissão e a circulação de moeda no país, fiscalizar todas as atividades de crédito e regulamentar o mercado financeiro. Além disso, o SFN possibilita a intermediação entre os agentes deficitários e superavitários da economia.

Depois de fabricado, cabe ao Banco Central distribuir e controlar o dinheiro, além de garantir que a quantia em circulação corresponda às riquezas produzidas no país e ao ritmo do crescimento econômico. Se for preciso emitir mais moeda, ele pode fazer isso por meio do Tesouro Nacional, emitindo títulos de dívida.

Banco Central

O mercado monetário, por ser um sistema que é constituído pelas operações de compra e venda de títulos, tem ligação direta com o Banco Central, que se envolve reduzindo a política restritiva. O Banco Central é o responsável pela moeda do país.

A política monetária corresponde à atuação do governo para controlar a economia do país. As medidas são executada pelo Banco Central e normatizada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).

Compete privativamente ao Banco Central da República do Brasil: I - Emitir moeda-papel e moeda metálica, nas condições e limites autorizados pelo Conselho Monetário Nacional (VETADO).

Os bancos comerciais, sejam eles públicos ou privados, submetem-se às normas editadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e são fiscalizados pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

Os bancos, públicos e privados, submetem-se às normas editadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) que, por meio do Banco Central do Brasil (Bacen), faz cumprir as determinações.

Recolhimento compulsório
Ou seja, quando é preciso reduzir a atividade econômica no país, o Bacen eleva essas taxas. Desta forma, os bancos têm menos recursos disponíveis para emprestar para a população, atendendo assim a necessidade econômica de diminuir a quantidade de moeda em circulação.

Como começou o Pix? Apesar de o Pix ter sido lançado durante a gestão do atual presidente por meio do Banco Central, os estudos são anteriores à chegada de Bolsonaro ao Poder e começaram em 2018, sob a gestão de Michel Temer (MDB) - à época, a autoridade monetária era comandada pelo economista Ilan Goldfajn.