Quem é o Rei dos Caboclos?

Perguntado por: rzanette . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

No culto de Umbanda, Oxossi é o chefe da linha de caboclos.

Foi quando Zélio acabaria incorporando uma entidade, o chamado "Caboclo das Sete Encruzilhadas", em defesa dos pretos-velhos e dos caboclos.

Os caboclos da umbanda são espíritos de muitas virtudes espirituais, tais como a determinação, a lealdade e a honestidade, mas que necessitam desenvolver a caridade e o amor ao próximo. Daí a sua participação nas sessões de umbanda, onde procuram auxiliar as pessoas em dificuldades e desse modo evoluir espiritualmente.

A Falange dos Caboclos agrupa seres que dirigem seu trabalho para o crescimento do nível de consciência das pessoas, fazendo-as ir de encontro à sua espiritualidade. Instigam a coragem no ser humano, fazendo-os lembrar que têm o direito à felicidade e ao amor.

Todo dia 2/2 é dia de prestar homenagens a orixá Iemanjá. Rainha do mar, ela é considerada generosa, protege pescadores, zela pelo amor e pela fertilidade e sabe retribuir os presentes ofertados.

A Rainha Pombagira Sete Encruzilhadas é celebrada na cidade com todo o amor, alegria e o fervor que seus súditos e admiradores lhe dedicam. Conclui-se que sua festa é a constatação de que seu culto é um dos mais relevantes na experiência religiosa da Umbanda.

Uma lenda diz que Oxóssi e Oxum: a deusa do amor se apaixonaram logo quando se conheceram, mas por saber que Oxalá não aceitaria tão facilmente o relacionamento, a Orixá teve a ideia de vestir Oxóssi como uma mulher, o levar para o palácio e apresentá-lo como uma amiga.

Dentre os Caboclos pena que baixam temos: Caboclo Pena Branca, Caboclo Cobra Coral, Cabocla Jupira e Cabocla Jurema.

Resumo: Os caboclos são espíritos e encantados afro-ameríndios que podem se manifestar por muitas formas nas religiões de matriz africana. Em comum têm a capacidade (nem sempre compartilhada por outras divindades, como os orixás) de falar.

Dentre os muitos Caboclos que foram avisados: Caboclo 7 Estrelas da Jurema, Caboclo Pena Branca, Caboclo Urubatão, Caboclo Jari, Caboclo Janari, e Caboclo Rompe Mato. Os Caboclos então, se posicionaram na imensa floresta à espera do desconhecido.

Caboclo é a designação dada no Brasil para o indivíduo que foi gerado a partir da miscigenação de um índio com um branco. Este nome também é usado para adjetivar a figura do homem do sertão brasileiro, que possui modo rústico, desconfiado ou traiçoeiro.

2) Oração ao Caboclo Folha Verde
Desviais de mim os olhos dos meus inimigos e todas as maldades vindas deles, dos encarnados ou desencarnados. Confiante em vossa benção e sempre prestimosa proteção, eu vos agradeço e peço sempre. Valei-me, Senhor Folha Verde. Oke Caboclo, na graça de Deus.

Os caboclos são entidades espirituais largamente encontradas no panteão umbandista. A escolha por pesquisar esse tipo de guia espiritual foi traçada, já na Iniciação Científica, primeiramente pela sua intersecção com elementos da cultura indígena.

O caboclo apresenta regularmente uma movimentação específica no primeiro momento da incorporação. Ele apóia um dos joelhos no chão, dobrando uma perna e mantendo a outra esticada, curva o tronco para o lado e quase apóia o quadril no tornozelo da perna que está dobrada.

Os caboclos formam o mais numeroso grupo populacional da Região Norte do Brasil (Amazônia) e de alguns estados da Região Nordeste do Brasil (Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Alagoas, Ceará e Paraíba).

Bebem vinho, água de coco ou macaia, que é uma mistura de ervas. Fumam normalmente charutos ou cigarrilhas, mas alguns Boiadeiros fumam o palheiro, que é um cigarro feito de palha de milho com fumo de corda ou rolo, ou até mesmo cigarros normais.

Seu vocabulário é quase o mesmo da língua de santo (repertório que mescla iorubá, línguas bantas, assim como outras línguas africanas, e o português), com a especificidade de alguns termos indígenas, sobretudo do tronco tupi-guarani.

Qual o orixá que rege os caboclos na Umbanda? Embora sejam regidos pelo orixá Oxóssi, rei das matas, há caboclos de todas as linhas de orixá: Ogum, Oxum, Iemanjá, Xangô, Oxóssi, Obaluaiê, Nanã, Iansã e Oxalá.