Quem é o rei do reggae no Brasil?

Perguntado por: tlacerda . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Edson Gomes (Cachoeira, 3 de julho de 1955) é um cantor, compositor de reggae brasileiro. Ele é amplamente considerado como o maior nome da história da música reggae no país.

Robert Nesta Marley

Excerto: Bob Marley, nome artístico de Robert Nesta Marley (Nine Mile, 6 de fevereiro de 1945 - Miami, 11 de maio de 1981), foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero.

Conhecido como o pai do Reggae, o líder da banda Toots and the Maytals foi um dos pioneiros dessa revolução cultural. Naturalmente, o nome mais famoso do estilo é Bob Marley, que é visto como o rei do Reggae mundial.

Raul Seixas

Raul Seixas gravou o primeiro reggae do Brasil, afirma Sylvio Passos.

Significado de Reggae
substantivo masculino Música popular jamaicana caracterizada por um ritmo binário sincopado. Diz-se de, ou cada uma das composições desse gênero musical. Dança que acompanha essa música; rasta. Etimologia (origem da palavra reggae).

No início de 1968 as primeiras gravações de reggae foram feitas: "Nanny Goat", de Larry Marshall, e "No More Heartaches", dos Beltones. O hit de 1968 "Hold Me Tight", do artista americano Johnny Nash, recebeu o crédito de ter colocado o reggae pela primeira vez nas paradas de sucesso dos Estados Unidos.

E por ter sido este berço, São Luís hoje é conhecida como a capital nacional do reggae. Dizem que o primeiro grande contato dos brasileiros com o reggae aconteceu em 1969, quando Jimmy Cliff veio ao país participar do Festival Internacional da Canção.

Maiores nomes
Dentre eles, alguns dos que não podemos deixar de citar aqui são o Jimmy Cliff, o Peter Tosh, o Bunny Wailer, o Ziggy Marley, o Jacob Miller e o Larry Marshall.

A história do reggae com São Luís começa na década de 1970. As explicações para a chegada do ritmo no Maranhão são muitas, mas talvez a tese mais conhecida seja a de que marinheiros que chegavam ao porto de São Luís e de Cururupu deixavam discos trazidos da Jamaica nas zonas de prostituição para pagar pelos serviços.

Batendo tumba, Tocando chocalho afoxé, reggae, amor. Quem não viu um toque de reggae no Brasil? Quem não viu um toque de reggae no Brasil?

Porém, músicos em geral consideram a visita de Jimmy Cliff, músico jamaicano de ska, em terras brasileiras o primeiro contato do público com o gênero. O artista veio ao Brasil para participar do FIC (Festival Internacional da Canção), no ano de 1969, durante a efervescência do reggae na Jamaica e em toda a Europa.

O Reggae é um estilo musical que nasceu no final dos anos de 1960, no meio dos grupos marginalizados da zona oeste de Kingston, Jamaica. As origens musicais do Reggae estão em dois estilos da ilha caribenha: Ska e Rocksteady.

As principais características do Reggae são:
As letras das músicas de reggae falam de questões sociais, principalmente dos jamaicanos, além de destacar assuntos religiosos e problemas típicos de países pobres. Também abordam mensagens de paz, unidade e resistência contra a opressão.

O DJ Natty Nayfson, um dos grandes nomes do reggae no Maranhão, destacou a homenagem feita a Bob Marley. “O Dia Nacional do Reggae e também o Dia Municipal do Regueiro [em 5 de setembro] são conquistas importantes e representam um olhar das autoridades para a nossa causa.

O problema central do reggae é o preconceito contra a cultura negra, bem como a utilização da maconha. O preconceito racial existe desde a época do Renascimento, período no qual os povos da Europa se consideravam uma raça superior a todas as outras etnias.

Jamaica

Criado na Jamaica no fim da década de 1960, o reggae se popularizou em São Luís na década de 1980.

Bahia Jamaica (1979) talvez tenha sido o primeiro disco brasileiro assumidamente de reggae, muito embora nele nem tudo soe como música jamaicana.

“Em cada frequência que se usa, se tem os solfeggios, tons de som que remetem a várias curas. Os solfeggios da música podem auxiliar na tranquilidade das ondas cerebrais, dependendo dos padrões de suas frequências vibratórias”, explica Marcy.

Embora as cores darem margem a diversas interpretações, a história original diz que: Vermelho – representa o sangue que os mártires deram pelo próximo; Verde – representa a beleza, fertilidade e vegetação; Amarelo – representa o ouro.

O gênero - nascido na Jamaica na década de 1960 - é celebrado nacionalmente na data - instituída por lei em 2012 - da partida de Bob Marley exatamente para celebrar o cantor e compositor de reggae - difundido por ele ao redor do planeta, em meio a ideias de amor, paz e igualdade social, entre outros conceitos atrelados ...