Quem é o rei do funk no Brasil?

Perguntado por: igoulart7 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

Conhecido pelas frases de efeito e por ser polígamo, Wagner Domingues Costa, seu nome de batismo, deixa três esposas, 32 filhos e quatro netos. Confira algumas curiosidades sobre a vida e carreira do rei do funk.

Um dos nomes mais importantes para o desenvolvimento do funk foi o Fernando Luís Mattos da Matta, o DJ Marlboro. Ele foi um dos principais responsáveis por fazer do funk um sucesso no país todo, introduzindo a bateria eletrônica no gênero e levando o funk para todo o país com o disco “Funk Brasil”.

Spotify aponta que funk é o gênero musical mais popular na capital paulista; trap se destaca.

Ao sair do Brasil e da América Latina, o funk tem como primeiro destino a Europa. Mesmo assim, porém, o país que ouve funk no Spotify fora do Brasil são os Estados Unidos, seguidos por Portugal e Argentina.

James Brown

Como toda criação artística fica difícil apontar apenas um único inventor para o funk. No entanto, James Brown é um dos nomes mais importantes para o surgimento do funk. Este gênero musical surgiu da combinação de vários ritmos negros populares como o blues, gospel, jazz e soul, que faziam sucesso nos Estados Unidos.

O primeiro restaurante foi inaugurado no bairro de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, em 1979. A segunda unidade foi aberta dois anos depois, em 1981, na avenida Paulista, em São Paulo.

Acontece que o funk brasileiro surgiu apenas na década de 80, mais especificamente no final da década. O responsável por tal mudança no gênero, e pela caracterização que conhecemos tão bem atualmente, foi Fernando Luís Mattos da Matta, vulgo DJ Marlboro.

Eduardo Bastos

No show business o nome de Eduardo Bastos circula como o 'Rei do TRAP'. Há sete anos ele fundou a Best Produções e hoje, em sociedade com o cantor Hungria, está abrindo uma rede de Gastrobar com sua primeira filial em Formosa/GO.

Uma das primeiras faixas a ser feita foi o Melô da mulher feia, versão de Do wah diddy diddy (1964), de Manfred Mann. Na época, o DJ achou que nenhuma gravadora fosse abraçar a proposta; então passou a produzir sozinho. Convidou os dançarinos dos bailes para cantar. Foi um dos primeiros ;não; que ouviu.

MC Ryan SP
O Gordinho do Bololô aparece na primeira colocação, ele que lançou e teve envolvido em vários projetos que foram hits no ano passado. O funk que ocupou o top 1 do Spotify foi “Casei Com a Putaria”, de MC Paiva, Ryan SP e Kotim. O cantor tem 15,2 milhões de ouvintes mensais.

Don Juan

Fenômeno musical que está sacudindo a indústria fonográfica do país, o funkeiro Don Juan está no Top 1 na lista dos cantores mais ouvidos do Brasil, segundo dados do Spotify, com números que chamam atenção - são mais de 8 milhões e 600 mil plays mensais no serviço - ouça aqui.

Americano, o funk surgiu na transição dos anos 1950 para a década de 60. Inicialmente, tratava-se de uma derivação da soul music, popular estilo da comunidade afro-americana, e do gênero musical rhythm and blues.

Minas Gerais está entre os dez estados brasileiros onde o ritmo mais cresceu na plataforma, com crescimento superior a 80%.

“O funk é tudo isso, mistura musical, poesia que expressa a realidade das pessoas e é também festa, é música feita pra dançar, é corpo, é uma forma de lidar com o corpo e com a sexualidade”, conta.

O funk é um estilo musical que surgiu através da música negra norte-americana no final da década de 1960.

1. [ Música ] Diz-se de ou estilo de música popular com ritmo muito sincopado.

Significado de funk em inglês. a style of music, usually for dancing to, with a strong rhythm based on jazz and a tune that repeats: James Brown is the master of funk.

2 anos depois, quando a vertente passava por seu auge, surge um nome que é pouco conhecido na cena do funk, Konrad Dantas, o “Kondzilla” com sua visão que revolucionou o funk. Ele foi responsável por introduzir os videoclipes nas músicas e dar a estética que o funk precisava para crescer em proporção nacional.